35 - A ascensão de Israel - AVANÇA DAVID!

ORAÇÃO
“Eu procuro servir-te com todo o coração; não deixes que me afaste dos teus mandamentos. Guardei no meu coração as tuas promessas, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:10-11)

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Chegámos agora ao ponto alto da história de Israel. David está, definitivamente, estabelecido como rei. Derrotou os seus inimigos completamente (5:6-25), trouxe a Arca para Jerusalém (capítulo 6) e liderou o povo escolhido a um período de paz (7:1) sem precedentes, na história de Israel. Como seria o mundo atual se houvesse mais líderes como David? Vejamos, então, os pontos positivos que ele construiu na sua vida durante a sua ascenção.

David buscou a direção de Deus Repara na frase: “David consultou o Senhor” (5:19, 23). Às vezes, os líderes têm dificuldade em fazer isto. Quando ganham reputação, começam a acreditar demasiado em si próprios! Mas, tal como vimos com Abraão, Moisés, Josué, Débora e outros, Deus está à procura de homens e mu-lheres que busquem e sigam a sua direção.

David celebrou o trabalho de Deus Para David, adorar a Deus era uma atividade apaixonante e intensa (6:14, 21), porque, ele estava profundamente consciente do que Deus tinha feito na sua vida. Se pensas que os teus tempos de adoração estão a ficar secos ou a cair na rotina, a solução pode não ser mudar de igreja. Podes, antes, ter de tomar mais atenção ao que Deus está a fazer à tua volta. Então, terás motivos para louvar!

David centrou a sua atenção nas prioridades de Deus A oração de David (7:18-29) revela muito sobre o seu interior. Ele era, genuinamente, humilde, sabia que Deus era o responsável pelo seu sucesso e, acima de tudo, mostrou compreender a “perspetiva global” de Deus (7:23).

Por todas estas razões, David foi o maior rei de Israel. Mas, o seu maior legado foi ter-se tornado o percursor de um rei ainda maior, que nasceria muitos anos mais tarde, numa pequena cidade chamada Belém.

APLICAÇÃO

Será que Deus já moldou o teu caráter através das dificuldades?
Como? Será que ainda aplicas essas lições?

ORAÇÃO

Rei Jesus, louvo-te e adoro-te com todo o meu coração.
Quero seguir a tua vontade para a minha vida, onde quer que ela me leve.