37 - A queda de Israel - HOMEM SÁBIO

ORAÇÃO

Pai, procuro, ansiosamente, a orientação da tua Palavra hoje. Ao fazê-lo, ajuda-me a estar consciente da tua presença.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

David sabia, realmente, como pressionar o seu filho. Elogiou publicamente a sabedoria de Salomão e depois encarregou-o de acertar umas contas antigas pelo seu querido pai (2:6). Como se viu mais tarde, ambas as atitudes tiveram um papel importante na vida de Salomão. Não podemos negar que a visão e encoraja-mento (ou falta dele) de um pai pode ter um enorme impacto na vida dos seus filhos. Sejas pai ou não, que tipo de influência tens sido na tua família? Que tipo de influência gostarias de ser?

Salomão é lembrado pela sua sabedoria invulgar (3:16-28). Apesar de ter mostra-do uma disciplina impressionante ao escolhê-la em detrimento de outras possibilidades (3:9), é de facto, importante, que a sua sabedoria fosse, ainda assim, um dom de Deus (3:12). Salomão soube, instintivamente, que reconhecer Deus era a chave para o verdadeiro entendimento (Provérbios 1:7).

Mas, Salomão fez outra escolha nesta passagem que iria, por fim, provocar a queda de Israel. Essa escolha encontra-se resumida na expressão, “No entanto” (3:3). Apesar de toda a sabedoria divina, Salomão abriu a porta à adoração de ídolos, algo que Deus odiava, claramente (Êxodo 20:3-6). Muitas vezes, o pecado não parece assim tão mau no princípio. Mas, uma série de pequenos passos, podem fazer-nos cair do precipício, da mesma forma que um grande salto.

Podemos sentir-nos melhor connosco próprios, pelo facto de, até, alguns dos maiores heróis da Bíblia — David e Salomão — terem as suas fraquezas e terem feito más escolhas. Mas, o que mais nos deve encorajar é que, apesar de tudo, Deus estava a executar o seu plano (2:4) através deles. David sabia que o segredo de permanecer em sintonia com esse plano, era andar perante Deus, fielmente, com todo o seu coração e toda a sua alma (2:4). Este é, ainda, o desafio e a nossa oportunidade, a cada dia.

APLICAÇÃO

Honestamente, o que responderias se Deus te dissesse: “Pede-me o que quiseres!” (3:5)? Porquê?

ORAÇÃO

Senhor Deus, escolhi correr atrás de tantas coisas na minha vida. Que o desejo de te conhecer e seguir, seja a minha maior ambição.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore