38 - A queda de Israel - O CENTRO DA ADORAÇÃO

ORAÇÃO
Senhor, às vezes sinto-me vazio e incapaz de me ligar a ti. Por favor, enche-me do teu Espírito para que te possa adorar hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Imagina como as pessoas de Israel se sentiram, quando se juntaram para a dedicação do novo templo (8:1-2). Por um lado, era um edifício espetacular (1 Reis 6; 7:13-51), por outro, o rei não se ia poupar a sacrifícios, ia celebrar com tudo o que a ocasião pedia (8:5, 62, 63). Mas, enquanto Salomão e os seus funcionários terminavam a cerimónia de inauguração, aconteceu algo estranho (8:10). O que tornou este edifício tão especial?

Alguns, possivelmente, pensaram que foi a arca, que continha as tábuas de pedra com os Dez Mandamentos (8:6-9). Uma lembrança palpável do envolvimento de Deus no passado de Israel. Mas, a coisa mais importante, foi o facto de Deus ter aparecido e da sua glória ter enchido o templo (8:11). Um exemplo poderoso da verdadeira adoração.

E natural pensar na adoração, hoje em dia, como parte dos diferentes momentos do culto — o louvor, a música, a pregação, a oração e a comunhão. Mas, o que torna a adoração algo vivo, não é a forma como o culto decorre, mas, o quão preparados e sedentos estamos para nos encontrarmos com o Deus vivo. Até um culto “mau” pode transformar-se em boa adoração, se tivermos o coração no lugar certo. Quando vais à igreja, esperas que Deus esteja lá?

Muitos anos mais tarde, o apóstolo Pedro usou a imagem do templo para descrever a Igreja, isto é, todos os que decidiram seguir Jesus Cristo (1 Pedro 2:5). Apesar de ser impressionante, o templo de Salomão era apenas temporário. Era uma antevisão de um templo muito maior, o Corpo de Cristo, que durará para sempre.

No final da cerimónia de dedicação de Salomão, Deus lembrou ao povo que permanecesse fiel (9:1-9). Ele sabia, quão depressa, se podiam centrar na mecânica da religião e esquecê-lo. Mas, o centro da adoração não é tanto o que faze-mos — mas, antes, quem encontramos.

APLICAÇÃO

Como descreverias os teus momentos de adoração recentes?
O que torna a tua adoração viva?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, ensina-me a adorar-te com o mais íntimo do meu ser. Tu és grandioso, santo e amoroso. Obrigado por me dares oportunidade de fazer parte do teu novo templo.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore