39 - A queda de Israel - CONFRONTO

ORAÇÃO
Senhor, existem muitas vozes a competir pela minha atenção neste momento. Mas a voz que mais quero ouvir é a tua.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Se Salomão abriu uma fresta da porta à idolatria, (1 Reis 3:3) Acab escancarou-a! Ele, e a sua esposa infame, Jezebel, conduziram o povo de Israel por um caminho maligno (16:29-33). Por isso, apetece-nos aplaudir quando Elias desafia os profetas de Baal para um confronto público (18:22-24).

Mas, o sacrifício no Monte Carmelo, não foi um evento do tipo, “pagar para ver”. Elias encarou-o, corretamente, como uma luta pelo coração e pela alma do povo de Deus (18:36-37). Ao longo da história, a Igreja tem-se afastado, periodicamente, de Deus e das suas prioridades. Existem muitos cristãos, hoje, que sentem que a sua denominação ou igreja está nesse caminho. É preciso sabedoria e coragem para desafiar a Igreja, mas temos de ter cuidado para não deixar que o nosso ego seja a força motora. A melhor forma de marcar a diferença é, naturalmente, através da integridade do nosso próprio testemunho.

Mas, o que é fascinante, nesta passagem, é o facto de nos apresentar “dois Elias”. O primeiro é um profeta corajoso e destemido que obteve uma vitória extraordinária para Deus. O segundo é um desertor deprimido e assustado que foge de Deus (19:1-9). A verdade é que servir a Deus é difícil. Por vezes, Deus permite-nos ter grandes sucessos, mas, porque, somos humanos, às vezes, caímos e esgotamo-nos. É por isso que, não importa o quão fortes sejamos, é importante tirar tempo para descansar e renovar forças (19:7-9).

Afinal, aquilo que mais nos sustém, perante os desafios da vida cristã, é uma co-munhão diária e consistente com Deus. Isto acontece quando passamos tempo a ler a sua Palavra, a orar e a adorá-lo com outros cristãos. São estas as coisas que podem voltar a inflamar o nosso coração para Deus. É bom apreciar e re-lembrar o “fogo-de-artifício espiritual”, quando este acontece. Mas, aquilo de que mais precisamos é da capacidade de ouvir o “suave sussurar” de Deus (19:12).

APLICAÇÃO

Tens experimentado, recentemente, “fogo-de-artifício espiritual” na tua vida cristã? Tens Ouvido o “suave sussurar” de Deus?

ORAÇÃO

Pai, ajuda-me a ver como posso ser uma influência tua, no meu mundo. Estou disposto a confiar em ti, para que faças a diferença através de mim.