40 - A queda de Israel - UMA MISERICÓRDIA SEVERA?

ORAÇÃO
Senhor, estou ansioso por ouvir o que tens para me dizer neste momento.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Esta passagem, não é uma das mais inspiradoras da Bíblia. Na verdade, é uma imagem bastante deprimente. Contudo, é importante porque marca o ponto mais baixo da história de Israel, até agora. O povo de Deus teve de aprender, da forma mais dura, que o pecado traz consequências devastadoras. E, isto ainda hoje é verdade.

Como Israel continuou a procurar, voluntariamente, a adoração aos ídolos, Deus permitiu que os Babilónios fossem o seu instrumento de condenação. E o preço foi muito alto: mataram os seus líderes, destruíram o templo glorioso, queimaram Jerusalém e levaram a maioria das pessoas para o cativeiro (25:21b).

Já viveste momentos, incrivelmente, difíceis? Talvez tenhas ficado chocado com a morte prematura de uma pessoa querida, um súbito reverso financeiro, ou notícias inesperadas de que te foi diagnosticada uma doença grave. Como reages quando o teu mundo desaba?

Por vezes, a única maneira de seguir em frente é relembrar o que Deus fez no passado. “Senhor, sinto-me miserável, não aguento mais e não vejo saída. Mas, tens sido tão bom para mim no passado, confio que agora não me vais abandonar.” Toma um minuto para leres o Salmo 74, uma oração escrita por Assaf, um dos que foram para o cativeiro. Verás que foi, exatamente, isto que ele orou.

Se há alguma coisa boa nas desgraças, é o facto de que nos obrigam a agarrarmo-nos mais a Deus, simplesmente, porque, não temos outra alternativa. O escritor Sheldon Vanauken referiu-se à “misericórdia severa” de Deus (A Severe Mercy, Hodder 1977) — é o facto de Deus, por vezes, permitir que experimentemos dor, por um propósito que jamais poderíamos entender antes de tempo (Apocalipse 3:19). Deus pode abanar-te, mas não te abandona. Na verdade, o mo-mento em que te sentes mais em fraco pode ser aquele em que estás mais perto de Deus (Salmos 34:18).

APLICAÇÃO

O que aprendeste com os problemas graves da tua vida? Deus atraiu-te para mais perto dele, através disso? De que forma?

ORAÇÃO

Pai, estou tão grato por me convidares a lançar sobre ti todas as minhas preocupações (1 Pedro 5:7).