41 - Salmos e Provérbios - SEM MEDO

SALMOS E PROVÉRBIOS
A Bíblia contém muitos géneros literários diferentes, mas, até agora, só lemos narrativa histórica — relatos carregados de ação, do povo de Deus a caminho de se tornar uma grande nação. As próximas cinco leituras, no entanto, apresentam-nos a dois novos géneros — a poesia e a literatura de sabedoria.

Os Salmos são, essencialmente, poesia escrita para expressar verdades pro-fundas acerca de Deus e do mundo. A pessoa que escreveu a maioria dos Sal-mos e, para muitos os melhores, foi o rei David. As nossas leituras anteriores mostraram-nos alguns dos sucessos e fracassos de David. E, como veremos, David tinha uma capacidade incrível para expressar os seus sentimentos, tan-to a nós como a Deus. Os textos lembram-nos a mistura única de talentos do rei David; pastor, guerreiro, administrador, político, líder espiritual e poeta!

O Livro de Provérbios, por outro lado, é uma coleção de dizeres escritos, principalmente, pelo rei Salomão. Este fascinante livro da Bíblia divide-se em duas secções básicas: os capítulos 1-9 são o ensino extensivo de um pai para um filho, sobre sabedoria divina; enquanto os capítulos 10-31 são uma coleção de afirmações sucintas, cada uma expressando uma verdade espiritual de forma memorável.

Na verdade, é impossível captar a maravilha e riqueza do Livro de Salmos e Provérbios em apenas cinco leituras. Vale mesmo a pena, ler estes livros maravilhosos de uma ponta à outra.

Ao longo dos anos, tenho usado um padrão simples para desfrutar da leitura dos Salmos e Provérbios durante todo o ano. Além do meu plano regular de leitura da Bíblia, se tenho tempo, leio cinco Salmos e um capítulo de Provérbios por dia. Isto permite-me ler os dois livros num mês. Ou, quando acordo a meio da noite e não consigo dormir, desço as escadas e leio os cinco Salmos e o capítulo de Provérbios daquele dia. Geralmente, é o suficiente para redirecionar a minha mente e o meu coração para um lugar mais tranquilo que me permita voltar a adormecer.

Vamos, então, descobrir por que os Salmos e os Provérbios se tornaram dois dos livros mais populares da Bíblia.

ORAÇÃO
Pai, quero concentrar-me em ti hoje. Coloco aos teus pés todos os meus problemas e preocupações para que possa ouvir a tua voz.

REFLEXÃO

Certa vez, participei num grupo de estudo bíblico com pessoas de todo o mundo. Estávamos a estudar o Salmo 23 e o líder pediu a cada um de nós que “reescrevesse” o versículo inicial, de uma forma que fizesse sentido na nossa cultura. As respostas foram muito elucidativas. Na América Latina: “O Senhor é meu amigo, ele ajuda-me a encontrar trabalho para cada dia.” Na Rússia: “O Senhor é o meu taxista, ele leva-me em segurança pelas ruas de Moscovo.” Na Austrália: “O Senhor é a minha querida mãe, ela toma conta de mim durante todo o dia.” Na Índia: “O Senhor é o meu guru, ele ensina-me o que preciso de saber.” Como descreverias o Senhor?

David compara-o a um pastor — um trabalho que ele tinha experimentado pessoalmente (1 Samuel 17:34). Um pastor conforta (23:2-3) e protege (23:4) as ovelhas. Aconteça o que acontecer, o pastor fica com as ovelhas e trabalha ativamente em favor das mesmas. Já experimentaste estas coisas no teu relacionamento com o Senhor? Jesus usou esta imagem no Novo Testamento, auto designando-se o “Bom Pastor” (João 10:11-18).

Mas, há uma segunda imagem neste Salmo, que parece um pouco estranha a princípio. David imagina-se num banquete, rodeado pelos seus inimigos (23:5)! Isto parece dizer, que mesmo que aconteça o pior (23:4) podemos confiar que Deus tomará conta de nós (Romanos 8:28).

Noutra ocasião, fiz parte de um grupo de estudo do Salmo 23 numa prisão. Um dos detidos contou-nos acerca da sua vida descontrolada e dos crimes que tinha cometido. Certo dia, em desespero, diz ter telefonado à mãe a pedir ajuda. Ela disse-lhe: “Não sei o que te dizer filho, exceto para leres o Salmo 23.” E, ele assim fez, vez após vez, até que recebeu Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.

APLICAÇÃO

Toma tempo para “reescreveres” o início deste salmo, usando imagens do teu mundo. Quando estás mais consciente da presença de Deus?

ORAÇÃO

Senhor, sabes que existem situações na vida que me levam a ter medo. Mas, peço-te que me ajudes a sentir a tua presença e a confiar no teu cuidado para que as possa enfrentar na tua força.