42 - Salmos e Provérbios - DAVID CONFESSA

ORAÇÃO
Senhor, ajuda-me a ser completamente honesto enquanto ouço e falo contigo hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Certa vez, assisti a um programa de televisão em que os comentadores discutiam qual o nível de impacto de uma confissão de delitos, feita por um político pro-eminente. “Este, não atingiu os valores mínimos aceitáveis no ‘humilhatómetro’” – disse um. “Se é para se humilhar, é melhor fazê-lo até ao fim.”

A confissão de David, neste famoso salmo vai, certamente, até ao fim. O contexto, como vimos numa leitura anterior, é o seu pecado com Betsabé e contra o seu marido Urias (2 Samuel 11:1-12:25). O Salmo 51 dá-nos um olhar intimista sobre os pensamentos e sentimentos do “homem segundo o coração de Deus”, após ter sido confrontado com o seu pecado (2 Samuel 12:7. 13). Ao examinarmos a oração de David, cuidadosamente, encontramos três passos para uma confissão genuína.

“Tem compaixão de mim…” (51:1) David não justificou as suas ações. Antes descreve-as, honestamente, como “transgressões… maldade… pecado”. Uau! Isto sim é uma confissão verdadeira: admitir totalmente que desobedecemos a Deus. Não faz sentido esconder nada — Deus já sabe o que fizemos.

“Limpa-me…” (51:9) David percebeu que Deus vê o pecado como sujidade. Por isso usou a imagem da limpeza para descrever o perdão. Não somos capazes de remover a nódoa do pecado, por nós próprios. Somente Deus o pode fazer.

“Dá-me um coração puro” (51:12) O coração de David tinha sido pervertido de-vido à desobediência. Por isso, pediu a Deus que endireitasse a sua motivação interior para evitar pecar futuramente. Depois de pecarmos, precisamos de tempo para que Deus nos reconstrua, de dentro para fora.

David sabia, que a coisa pior do pecado é separar-nos de Deus (51:13). Mas, também, descobriu a alegria de vestir as roupas limpas do perdão e de experimentar um companheirismo íntimo com Deus mais uma vez.

APLICAÇÃO

Pensa numa altura em que te sentiste esmagado pela noção do eu próprio pecado. Como te relacionaste com Deus durante esse tempo?

ORAÇÃO

“Ó Deus, dá-me um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito. Não me afastes da tua presença nem me prives do teu Santo Espírito! Faz-me sentir de novo a alegria da tua salvação; mantém-me com o teu espírito generoso” (Salmos 51:12-14).