43 - Salmos e Provérbios - LOUVAI AO SENHOR!

ORAÇÃO
Senhor, louvo-te por quem tu és e por tudo o que tens feito na minha vida.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Este é o meu salmo preferido. Porquê? Porque abrange muitos dos grandes te-mas do Antigo Testamento, em apenas 22 versículos: justiça, história de Israel, compaixão de Deus, perdão, fragilidade humana e mais. Para mim, ler este salmo faz-me lembrar várias das melhores passagens da Bíblia. Talvez fosse isso que David pretendia quando o escreveu.

O que torna a poesia de David tão poderosa é o facto de, através dela, ele falar de coração, acerca do seu relacionamento com Deus. Então, vejamos se somos capazes de descobrir algumas coisas neste Salmo que aprofundem o nosso relacionamento com Deus, hoje.

Os benefícios de Deus Geralmente, não pensamos nisto nestes termos, mas David lembra-nos que existem benefícios, incríveis, por conhecer Deus (103:2-5). O principal é o perdão pelos nossos pecados. No Novo Testamento, veremos como Deus tornou isto possível através da morte de Jesus Cristo na cruz. Mas, viver a nossa vida à maneira de Deus, tem efeitos positivos em muitas áreas. Na verdade, atualmente, os investigadores estão a descobrir que as pessoas que oram são mais saudáveis. David não precisou de um encomendar um estudo caro para descobrir isso!

O caráter de Deus Como é Deus? As principais características enfatizadas por David são a compaixão (103:8, 13) e a disposição para perdoar (103:9-12). Isto é, certamente, reconfortante. Mas, tal como Jesus nos lembrou na sua oração modelo (Lucas 11:1-4), se queremos receber o perdão de Deus, temos de estar disponíveis para estendê-lo, também, aos que estão à nossa volta. Isso é “caráter divino”.

A resposta a Deus Este salmo começa e termina com louvor. Quando pensa-mos, realmente, em quem Deus é, e tudo o que tem feito por nós, que mais podemos fazer? Gosto muito desta frase em particular: “com todo o meu ser” (103:1). Por vezes, penso nela quando estou na igreja. “Pai, das profundezas do meu coração e com todo o meu ser, eu louvo-te, hoje.” O meu desafio é viver cada dia, dando este tipo de resposta a Deus.

APLICAÇÃO

Tens algum salmo preferido? És capaz de fazer uma lista, a partir da tua experiência, dos benefícios de conheceres Deus?

ORAÇÃO

Obrigado Pai, pela tua compaixão e pelo teu perdão. Ajuda-me a mostrar essas qualidades às pessoas à minha volta.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore