45 - Salmos e Provérbios - UM TESOURO DE SABEDORIA

ORAÇÃO
Senhor, existem tantas coisas que preciso de aprender a teu res-peito. Ajuda-me a fazê-lo enquanto leio e oro neste dia.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

À medida que eu fui crescendo, os meus pais tentaram várias estratégias para termos um tempo devocional em família. Uma, das que funcionou melhor foi ler Provérbios, depois do jantar. Cada pessoa à volta da mesa lia um versículo em voz alta até termos terminado o capítulo. Então, a minha mãe perguntava: “Qual dos versículos vos tocou mais hoje e porquê?” Antes, que pudermos ir brincar lá para fora tínhamos de dar uma resposta pensada. Confesso, que para mim, o versículo mais “importante” era, quase sempre, o último que eu lia!

Qual destes versículos teve mais significado para ti hoje? O que é maravilhoso no Livro de Provérbios é que está repleto de pequenas jóias, tal como a arca de um tesouro. É espantoso, como ainda me lembro de muitos dos provérbios que líamos à mesa. A Palavra de Deus tem uma maneira, especial, de penetrar em nós (Salmos 119:11). O que parecem ser versículos soltos, na verdade, encaixam-se em, pelo menos, três grandes categorias:

Sabedoria e loucura Quando Salomão escreveu Provérbios 16:16, talvez estives-se a pensar na escolha que tinha feito, anos antes (1 Reis 3:4-15). De todas as coisas sábias que podemos fazer, usar as nossas palavras para fins positivos é uma das mais importantes.

Humildade e orgulho A declaração mais famosa de Salomão sobre este tema, encontra-se em Provérbios 16:18. Uma vida humilde e contente é muito mais satisfatória do que a ambição de querer tudo. Todos aprendemos esta lição, mais cedo ou mais tarde.

A vontade de Deus e a ação humana Deus, espera que usemos os nossos ta-lentos e capacidades, mas, o paradoxo é que o resultado final depende dele (16:1-4). Se esta verdade não estiver em equilíbrio, podemos ser tentados, tanto à inércia, como ao orgulho. Deus quer que ajamos na dependência dele.

APLICAÇÃO

Que tipo de sabedoria tens obtido das tuas experiências da vida e do teu relacionamento com Deus? Tenta criar um ou dois provérbios por ti próprio.

ORAÇÃO

“…SENHOR, meu Deus… […] embora eu seja ainda um jovem inexperiente. […] Dá-me, por isso, um coração sábio … sabendo distinguir entre o bem e o mal…” (1 Reis 3:7-9)

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore