47 - Os Profetas - QUEM, EU?!

ORAÇÃO
Deus, és verdadeiramente grande e, ainda assim, preocupas-te e queres estar comigo. Obrigado.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Jeremias tinha uma missão difícil. Era jovem e sabia que era um orador, que metia dó (1:6). Contudo, Deus escolheu-o para confrontar os líderes dos seus dias, com uma mensagem assustadora. Não admira que tenha tentado escapar. Mas, isto é o que torna este livro tão interessante, pois, combina uma mensagem poderosa com uma história pessoal franca.

Jeremias era um jovem sacerdote, aparentemente, satisfeito por cumprir as suas tarefas numa pequena “paróquia” do campo (1:1). Mas, Deus tinha um plano maior e chamou-o para ser “profeta entre os pagãos” (1:5). É natural pensar que Deus usa as pessoas mais talentosas ou bem-sucedidas para fazer o seu trabalho. Mas, isso é presumir que Deus está dependente das nossas capacidades. Na verdade, ele tem poder para fazer muito mais do que podemos imaginar. Tudo o que Deus precisa, é de pessoas fiéis e dispostas a segui-lo quando ele chamar.

Repara, no interesse pessoal de Deus em Jeremias (1:5). Podes pensar que Deus não te conhece ou não se interessa por ti, mas, isso não é verdade. O Criador do universo já pensava em ti, ainda, antes de teres nascido. Com um único versículo (1:5), Deus acaba com o debate moderno acerca de quando começa a vida, realmente, e dá a todas as vidas — incluindo a tua — um propósito divino.

Isto não quer dizer, que a vida vai ser sempre fácil. Jeremias teve a difícil tarefa, de dizer ao seu próprio povo que Deus estava prestes a soltar um castigo terrível, (1:14-16) por causa da idolatria deles (1:16; 2:11-19). E, que melhor imagem para o descrever do que esta — uma noiva que se transforma numa prostituta (2:1-3:5). O pior do pecado, não é o facto de quebrarmos as leis de Deus, mas, antes, a quebra do nosso relacionamento com ele.

Mas a história não acaba aqui. O amor de Deus é tão grande que ele está disposto a perdoar e a “voltar a casar”, com o seu povo rebelde (Jeremias 31:31-34). Como veremos em breve, nas leituras do Novo Testamento, enviar Jesus Cristo à terra foi o plano de Deus para voltar a ganhar o coração do seu povo (Gálatas 4:4-7).

APLICAÇÃO

O que te afasta de Deus? Quando é que te sentes mais apaixonado pelo teu relacionamento com ele?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, perdoa-me pelos momentos em que não te valorizei acima de tudo. Ofereço-te a minha adoração, o meu louvor e o meu amor.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore