48 - Os Profetas - ATREVE-TE A SER UM DANIEL

ORAÇÃO
“Bendito seja o Senhor, dia após dia; ele libertou-nos” (Salmos 68:20)

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

As nossas leituras, em Isaías e Jeremias, deram-nos o contexto desolador desta passagem de Daniel. A idolatria de Israel tinha trazido uma derrota nacional e era a causa do exílio do povo de Deus. Certamente, que muitos na geração de Daniel foram tentados a desistir, a assumir que não tinham qualquer hipótese na vida. Mas, Daniel não estava preocupado com as circunstâncias negativas. A sua principal prioridade era aprofundar o seu relacionamento com Deus e, depois, confiou que Deus o usaria conforme achasse melhor (capítulo 1).

Com efeito, quando deu por ele, Daniel ocupava uma posição importante no governo (6:1-3). É interessante, que Daniel estava plenamente disposto a trabalhar para um rei secular. É errado pensar, que o serviço cristão a tempo inteiro é a única forma de fazer a diferença para Deus. Naturalmente, Deus chama, alguns, para serem pastores e para trabalharem no meio cristão. Mas, também, chama outros, para estarem no mercado ou no governo. Na verdade, as pessoas que estão dispostas a viver a sua fé com coragem, em ambientes seculares, podem ter o impacto espiritual que nenhum evangelista a tempo inteiro terá (6:25-27).

Mas, erguer-se a favor de Deus traz oposição. No caso de Daniel, veio da parte de burocratas invejosos (6:4-9). Quando enfrentamos ataques semelhantes, no local de trabalho, apesar de poder parecer “um dia igual aos outros”, geralmente, há um elemento de oposição espiritual envolvido. Daniel parece compreender isso, uma vez que, a sua primeira reação é afastar-se e orar (6:11). Também, é esta a tua reação à oposição? Podes nunca ter de enfrentar uma cova de leões, por causa da tua fé, mas vais enfrentar outras dificuldades. Daniel estava disposto a sacrificar toda a sua carreira, porque, confiava em Deus acima de tudo (6:23). Esta é chave para o sucesso de Daniel e para o teu também.

APLICAÇÃO

Que significado tem para ti confiar em Deus acima de tudo, no teu dia-a-dia? Como podes seguir o exemplo de Daniel, e tirar mais tempo para orar em privado durante o dia?

ORAÇÃO

Senhor, quero ser uma testemunha tua, corajosa. Por favor dá-me a força e a coragem para te defender através das minhas palavras e ações a cada dia.