54 - A Palavra viva - O MAIOR PROFETA DO MUNDO

ORAÇÃO
Senhor, por favor prepara o meu coração e a minha mente para receber a tua palavra com alegria.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

João Baptista foi o profeta bíblico por excelência. Vivia no deserto (3:2), comia alimentos naturais e usava roupas grosseiras (Mateus 3:4). Mas, o mais importante foi que Deus lhe falou (3:2). Como descobrimos, através das leituras do Antigo Testamento, Deus chamou os profetas para a dura tarefa de anunciar a sua mensagem, fosse de condenação ou de esperança.

Porém, João Baptista, ainda, tinha outra missão: preparar o caminho para o Messias (3:4). Como se viu, o “Ungido” era o seu primo, Jesus. João Baptista merece crédito por reconhecer o trabalho de Deus num membro da sua família. Por vezes, é difícil encorajar o crescimento espiritual nos nossos parentes mais próximos ou na família alargada, porque “conhecemo-nos demasiado bem”. Mas, os membros da nossa família são as pessoas de quem estamos mais próximos na vida, e aqueles em quem podemos ter uma maior influência espiritual.

João teve uma grande influência em Jesus. Repara, nos elementos principais da sua mensagem — um chamado ao arrependimento e um desafio para produzir fruto, preparando-se para a vinda do Cristo (3:7-14). Mais tarde, no seu próprio ministério, Jesus pregou o famoso sermão dos “seis ais” (Lucas 11:37-54), muito ao estilo de João Baptista, usando muitas das suas palavras e os temas da sua mensagem. Jesus foi ao ponto de dizer, que João Baptista era o maior dos profetas (Lucas 7:24-28).

No final, João dedicou a sua vida ao propósito superior de direcionar, humilde-mente, as pessoas a Jesus (3:15-17; João 3:27-36). Podes não ser um profeta cheio de garra ou um pregador intenso, mas, podes ter um grande impacto para Deus, ao permitir que as tuas palavras e ações apontem os outros para Jesus.

APLICAÇÃO

Como podes influenciar os membros da tua família para as prioridades de Deus? Algum dos padrões da tua família teria de ser alterado para isso acontecer? De que forma a tua família influenciou a tua fé?

ORAÇÃO

Senhor Deus, por vezes sinto-me como “uma voz que clama do deserto”. Mas com a tua ajuda, vou defender-te na minha família, no meu trabalho e na minha comunidade.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore