59 - Os ensinamentos de Jesus - AÇÃO INVULGAR

ORAÇÃO

Espírito Santo, convido-te a estares presente comigo, à medida que exploro esta passagem.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Esta passagem tem um significado especial para mim, uma vez, que a minha igreja local se chama Igreja do Bom Samaritano. No hall de entrada do edifício te-mos uma estátua de uma pessoa em tamanho real, a ajudar outra a levantar-se, simbolizando, de forma comovente, esta parábola e o lema da nossa igreja: “Fazer ações invulgares no nome de Jesus Cristo”.

À primeira vista, o homem, na história de Jesus, colocou uma questão pertinente acerca da próxima vida (10:25). Mas, não ficou totalmente satisfeito com a resposta, por isso, voltou a questionar Jesus para ter a certeza (10:29). Às vezes, também temos a tendência de reduzir o amor generoso de Deus a uma simples fórmula. Mas, não é assim que as coisas funcionam. Se o teu relacionamento com Deus está excessivamente definido por uma lista do que podes ou não fazer, vai ser difícil seres apaixonado na expressão do teu amor por Deus, ou alegre no serviço aos outros. Jesus, também, não parece estar muito interessado nas “necessidades visíveis” do homem. Indo ao cerne da questão, ele conta a já bem conhecida parábola, da qual, pessoalmente, gostaria de realçar dois pontos.

Primeiro, o desprezado era o herói. Ninguém gostava ou respeitava os Samaritanos, mas, Jesus diz que aquele homem rejeitado, intocável, compreendia e expressava o amor de Deus melhor do que ninguém, incluindo os mestres da religião. A fé cristã, nada tem a ver com ser-se muito instruído ou sempre perfeito, mas, sim, com estarmos disponíveis para receber o amor e o perdão de Deus, e dispostos a expressá-lo a quem nos rodeia.

Em segundo — e este é o ponto alto da história – o verdadeiro próximo foi a pessoa que demonstrou misericórdia. A palavra “misericórdia” carrega consigo a ideia de um sentimento de empatia e compaixão, bem como de ação em favor dos desamparados. Um cristão que tem todas as respostas certas, mas que não mostra misericórdia, não é uma testemunha eficaz de Deus (Lucas 6:36).

APLICAÇÃO

Quem necessita da tua misericórdia? Como a poderias expressar hoje?

ORAÇÃO

Senhor Deus, obrigado por demonstrares uma misericórdia incrível por mim. Hoje, com a tua ajuda, desejo fazer o mesmo por outras pessoas.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore