60 - Os ensinamentos de Jesus - PROPRIEDADE PERDIDA

ORAÇÃO
Senhor Jesus, quero aproximar-me mais de ti. Por favor, dá-me um entendimento mais profundo sobre o que te levou a morrer na cruz por mim.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Certa vez vi uma banda desenhada que mostravam dois sacerdotes a deitar olhares fulminantes para um terceiro que, propositadamente, avançava a passos largos por uma igreja apinhada de gente. O que estava a franzir a testa, disse ao outro: “Sim, mas o que me faz ferver o sangue é a forma como ele ganha almas!”

Facilmente, os líderes cristãos sentem o tipo de inveja profissional e snobismo teológico que vemos na passagem de hoje (15:1-2). Mas nós, também, facilmente descarrilamos, quando vemos a Igreja como um clube para aqueles que estão bem na vida — ou pensam que estão. A imagem que Jesus usou para a igreja é mais parecida com um “entreposto de perdidos e achados”. Este é ponto fulcral das histórias sobre a ovelha e a moeda perdidas (15:3-10). O motivo pelo qual Jesus veio foi reclamar pessoas perdidas e desfeitas. Os Fariseus, simplesmente, não percebiam!

Nesta terceira história (15:11-32), Jesus dá-nos uma imagem do coração de Deus — ele ama os pecadores e está à espera que voltem para ele. Seria de esperar que o pai tivesse dado uma tareia no filho pródigo, ou pelo menos o repreendesse, antes de o receber de volta. Mas, contrariamente ao que pensamos, Deus está muito mais interessado no arrependimento do que no castigo. Na verdade, Jesus definiu o verdadeiro arrependimento quando citou o irmão mais novo (15:17-19). É assim que te sentes quando reconhece o teu pecado?

Temos de sentir pena do irmão mais velho, ressentido. Ele pensava que o amor do pai devia de estar reservado, apenas, para os poucos que o merecessem — especialmente ele. Mas, se Deus pensasse assim, ninguém seria salvo. A missão da Igreja de Jesus Cristo, não é isolar as pessoas “boas”, mas, sim receber e salvar as pessoas “más”. E qual de nós se encaixa, realmente, na primeira categoria?

APLICAÇÃO

Pensa num momento em que te tenhas arrependido verdadeiramente. Como é que essa experiência te fez sentir em relação a Deus? Quem se sente bem-vindo na tua igreja? Alguma vez cometeste o erro de tentar merecer o amor de Deus?

ORAÇÃO

Pai, perdoa-me quando sou igual àquele irmão mais velho. Tens sido tão generoso para mim com o teu amor. Ajuda-me a partilhar esse amor com as pessoas em dificuldade à minha volta.