63 - Os milagres de Jesus - PERCEBO O QUE QUERES DIZER!

ORAÇÃO
Pai, “Abre os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.” (Salmos 119:18)

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Por vezes, as pessoas mais religiosas são as mais resistentes ao trabalho genuíno de Deus. É o que vemos nesta passagem. Quando ouviram falar da cura milagrosa de um homem cego (9:6-7), os líderes religiosos reagiram com ceticismo. O problema, era estarem mais interessados nas suas regras do que na veracidade do que Deus tinha feito (9:16).

O que leva pessoas boas a resistirem ao trabalho de Deus? Às vezes, é o medo do desconhecido ou um desejo legítimo de evitar serem enganadas. Mas, se sentimos resistência às coisas espirituais, apenas, porque não se encaixam na nossa forma de pensar, temos de ter cuidado. Às vezes, a coisa mais honesta a dizer é: “Isto está fora da minha experiência, mas estou aberto, ao quer que seja que Deus me queira mostrar” (Atos 5:38-39). Este tipo de honestidade pode abrir a porta a uma compreensão mais profunda de Deus.

Os discípulos tentaram analisar a situação do cego (9:1-2). Por vezes, o pecado pode ser a causa da doença. Mas, Jesus lembra-nos que, muitas das vezes, existem razões para que ele permita que aconteçam coisas, que não nos parecem tão óbvias (9:3-5) e isto são boas notícias para aqueles que estão a passar por enfermidades ou doenças graves. De que forma isso pode afetar a forma como oras pelas pessoas que amas?

No meio de toda aquela argumentação, o homem cego teve a perceção mais clara de todos. Repara na progressão da sua fé. Ele começou com uma compreensão básica dos factos (9:11, 25), formou uma opinião acerca de Jesus (9:17) e, por fim, tomou a decisão de acreditar (9:38), apesar das consequências (9:34). Esta é uma boa explicação de como nos tornamos Cristão. Jesus acolhe de braços abertos, as questões difíceis de quem o busca com honestidade (9:35-37). Mas, já não é tão paciente, assim, com aqueles que usam as suas dúvidas para evitar a verdade (9:39-41).

APLICAÇÃO

Como esquematizarias o progresso da fé, na tua vida? Tens algumas questões honestas acerca de Jesus? Quem te poderá ajudar a encontrar as respostas?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, obrigado por abrires os meus olhos para a verdade a teu respeito. Ajuda-me a partilhar essa verdade com os outros, através das minhas palavras e ações.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore