65 - Os milagres de Jesus - HOMEM MORTO, VIVE

ORAÇÃO
Senhor, não gosto de pensar na morte. Mas, ao explorar a tua palavra hoje, dá-me uma nova consciência de como venceste a morte e me ofereceste vida nova.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

No que toca aos líderes religiosos, este milagre foi a gota de água que fez transbordar o copo. Quando Jesus ressuscitou Lázaro, os chefes dos sacerdotes e os Fariseus decidiram que tinham de matar Jesus (11:53). O que tornou este milagre tão ameaçador para a instituição religiosa?

A resposta encontra-se na situação política. Os líderes temiam, toda e qualquer coisa, que pudesse levar os Romanos a tirar-lhes os símbolos da sua identidade nacional (11:48). Valorizar qualquer coisa acima do único e verdadeiro Deus — mesmo coisas boas, como a igreja ou o nosso país — pode ter implicações desastrosas. O nosso mundo está cheio de guerras, que são o resultado direto deste mesmo erro.

Mas, Jesus não se interessava muito por política. Interessava-se mais pelas pessoas. Uma característica que se destaca nesta passagem é a compaixão de Jesus. Ele amava mesmo as pessoas (11:3, 5, 36). E como o seu amor teve impacto em Marta! Num encontro prévio com Jesus, ela tinha-se destacado pela atitude queixinhas e impertinente (Lucas 10:38-42). Agora, é a primeira a corresponder-lhe (11:20). Ao contrário dos líderes religiosos, Marta colocou Jesus no centro da sua vida e das suas prioridades.

Havia uma realidade mais profunda neste milagre. Jesus sabia que, ele próprio, ia morrer e que Deus o devolveria à vida. Ao ressuscitar Lázaro, criou um símbolo inesquecível da nova vida, da vida eterna, que ele ofereceria a todos os que cressem nele (11:25-26). Ironicamente, foram os líderes religiosos que acabaram por realçar isso, sem se aperceberem (11:50). Como é triste, que pessoas que se consideram toda a vida “religiosas”, mesmo assim, não compreendam quem Jesus é. Marta, também, não compreendeu tudo, mas, afirmou, com honestidade, aquilo que compreendia (11:24) e, depois, confiou-se, ela mesma, o seu futuro a Jesus (11:27). É tudo o que ele nos pede para fazer.

APLICAÇÃO

Há alguma coisa em Jesus que te faça sentir ameaçado? Existe alguma coisa que ames mais, do que a ele?

ORAÇÃO

Sim, Senhor, eu acredito que tu és o Cristo, o Filho de Deus. E creio que tu és a ressurreição e a vida. Obrigado por me ofereceres essa vida nova e eterna.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore