67 - A cruz de Cristo - A GRANDE DECISÃO

ORAÇÃO
Pai, abre a minha mente e prepara o meu coração para que te possa adorar “em espírito e em verdade”.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Algumas pessoas pensam que o que levou Judas a trair Jesus não foi ódio ou ganância, mas, impaciência. Talvez Judas estivesse cansado de esperar que Jesus agisse, por isso, tentou forçá-lo a lutar (18:1-3). “Usa o teu poder para estabelecer um reino… agora!” Qualquer que tenha sido a motivação de Judas, as coisas fica-ram fora de controlo.

O julgamento que se seguiu, dificilmente, seria a promulgação de um processo judicial adequado. Os líderes religiosos invalidaram todas as regras do direito, porque, o veredicto já tinha sido, previamente, decidido (18:30-31). Isto é o que acontece quando permitimos que o ódio nos domine. Se tiveres alguma situação por resolver na tua vida, é bom ires ao fundo da questão, antes que os senti-mentos de raiva e ódio danifiquem o teu relacionamento com os outros e com Deus.

Pilatos pouco se importava com as regras do direito; apenas queria evitar problemas (18:29-35). Ao que parece, ele, também, não se importava muito com a verdade (18:38). Para muitas pessoas, hoje, a certeza da verdade foi substituída por uma estranha noção de “tolerância”, que diz: “O que é verdade para ti, pode não ser verdade para mim.” Jesus rompeu esta forma de pensar com muita clareza: “Todos os que vivem da verdade ouvem aquilo que eu digo” (18:37). Se não permanecermos ligados à Palavra de Deus, ficaremos cada vez mais afastados da verdade. Por isso é tão importante ler a Bíblia.

Quando se apercebeu, Pilatos tinha a decisão mais importante de todos os tempos sobre os seus ombros — o que fazer com Jesus? Mais cedo ou mais tarde, todos, individualmente, teremos de tomar a mesma decisão. O que é Jesus? Uma fonte de ódio e frustração? Um conflito a ser evitado, ou será ele “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6)? Pensa cuidadosamente, porque esta é a maior decisão que alguma vez vais tomar.

APLICAÇÃO

Acreditas que existe uma “verdade absoluta”? Como argumentarias com aqueles que pensam de maneira diferente?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, quero estar do lado da tua verdade. Ajuda-me a aumentar a minha capacidade para ouvir e a minha disponibilidade para obedecer à tua voz.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore