70 - A cruz de Cristo - ADEUS… POR AGORA

ORAÇÃO
Senhor, quero conhecer a tua realidade na minha vida. Estou mesmo ansioso por te encontrar hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Jesus excedeu-se para provar que tinha ressuscitado dos mortos (João 20:30-31; 21:25). Deixou um rasto de provas para que todos, incluindo eu e tu, pudessemos compreender o que ele fez na cruz e no túmulo. Porém, por estranho que possa parecer, os discípulos ainda não tinham compreendido: ainda esperavam ver surgir um reino político (1:6).

Às vezes, é difícil abrir mão das nossas próprias ideias e deixar que Deus comece a trabalhar. Pode ser confuso e até doloroso, mas, até deixarmos os nossos planos, não podemos experimentar os planos de Deus. Não restava muito tempo a Jesus na terra, por isso, ele não o desperdiçou a corrigir os discípulos. Usou-o antes, para comunicar duas realidades importantes sobre o seu reino, pela última vez.

A primeira chama-se poder. Era impossível aos discípulos cumprirem a missão que Jesus estava prestes a dar-lhes, (Mateus 28:18-20) por si próprios. Eles necessitavam da sua presença e poder — razão pela qual Jesus prometeu enviar-lhes o Espírito Santo. Algumas pessoas, hoje em dia, enfatizam demasiado o Espírito Santo, tornando-o quase mais importante do que Jesus. Outras parecem ter medo dele, e agem como se ele já não trabalhasse entre nós. O ponto de parti-da, é que Jesus disse que nós precisamos da ajuda do Espírito Santo e devemos estar ansiosos por pedi-la.

A segunda realidade chama-se testemunho. O poder tinha como função comunicar uma mensagem (1:8). Repara, que Jesus disse-lhes para esperarem (1:4). Por vezes, esperar que Espírito Santo crie uma oportunidade para o ministério é difícil. Mas, quando esperamos pela direção do Espírito Santo em oração, os verdadeiros resultados surgem.

Não é possível, sequer, imaginar o que terá sido a ascensão de Jesus aos céus. Sem dúvida, que deixou uma sensação inesquecível nos discípulos, e confirmou tudo o que Jesus lhes tinha ensinado. O mais maravilhoso é que um dia, não vamos precisar de imaginar mais. Vamos ver Jesus face a face (1:11).

APLICAÇÃO

O que significa para um Cristão viver “com o fim em mente”?

ORAÇÃO

Jesus, o teu nome é acima de todos os outros. Dobro os meus joelhos e confesso que és o meu Senhor para sempre (Filipenses 2:9-11). Anseio pelo dia em que te verei face a face.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore