71 - O nascimento da Igreja - UMA PRESENTE SURPRESA

O NASCIMENTO DA IGREJA
Atualmente, é possível encontrar um local onde se possa adorar a Deus, (geralmente, uma igreja) em qualquer parte do mundo onde estejamos. Porém, a pergunta que se põe, especialmente, nos países ocidentais é: estará lá alguém? Como começou a Igreja e qual é o seu objetivo?

As próximas cinco leituras vão levar-nos aos começo da Igreja, para nos ajudar a compreender as suas origens e propósito. Nas últimas leituras do capítulo anterior, deixamos os discípulos num turbilhão de emoções, por causa da morte, ressurreição e ascensão de Jesus. Não sabiam o que iria acontecer a seguir. Tudo o que Jesus lhes disse antes de voltar para o céu foi, “Esperem” (Atos 1:4). Esperem? Esperem por quê?

Jesus estava a preparar-se para enviar-lhes uma dádiva incrível, o Espírito Santo, que foi “derramado” sobre todas as pessoas no dia de Pentecostes. Este acontecimento, deu poder aos seguidores de Jesus, e desencadeou uma explosão evangelística. Foi o nascimento da Igreja.

Então, o que é a Igreja? Algumas pessoas pensam, que a Igreja é uma denominação especial ou um edifício. Alguns, agem como se a Igreja fosse uma cadeia de clubes sociais para pessoas boas. A essência da Igreja é muito mais profunda. A Igreja é, literalmente, a união de Jesus e de todos os que decidiram segui-lo.

A missão da Igreja é partilhar as Boas Novas da salvação com todos os povos. No início, isto não foi tão assim claro. Como Deus tinha desenvolvido um relacionamento especial com o povo Judeu, muitos pensavam que a salvação era, apenas, para eles. Mas Deus interveio no Pentecostes e abriu as portas de par em par. O evangelho e a Igreja estão abertos a todos.

Assim que os seguidores de Jesus compreenderam isto, a Igreja começou a crescer aos milhares de pessoas por dia. Foi um crescimento descontrolado, que nem a oposição e a perseguição podiam parar. Na verdade, em vez disso, acabaram por acelerar o seu crescimento.

Então, por que razão existem tantas igrejas quase vazias atualmente? Talvez seja por terem perdido a visão da missão original da Igreja. O nosso desafio ao estudar as próximas leituras é redescobrir essa missão.

ORAÇÃO
Jesus, obrigado pela promessa de enviares o teu Espírito Santo. Estou à espera e disponível para aquilo que me quiseres mostrar

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Como te sentirias se fosses um dos discípulos neste momento? Durante três anos estiveste no centro da maior história do mundo. Ouviste Jesus pregar e viste os seus milagres. Assististe à sua crucificação e testemunhaste a sua ressurreição e ascensão. Mas agora que tudo acabou, como te sentes? O que será que vai acontecer?

Os discípulos não eram capazes de responder a estas questões, por isso, regres-saram à sua rotina habitual (2:1), mas juntaram-se para adorar no dia de Pentecostes (um festival de colheitas Judeu). Este é um bom conselho depois de uma crise — juntar-se com outros cristãos e adorar a Deus. Às vezes, a única forma de se conseguir tirar algum sentido para as coisas que nos acontecem na vida é esperar na presença de Deus.

Neste caso, a espera dos discípulos levou a um avanço espiritual incrível — o derramar do Espírito Santo (2:2-4). Porque o Espírito Santo é parte da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), tem estado presente e ativo desde o princípio do tempo (Génesis 1:2). Mas no Pentecostes, foi “derramado” sobre todos os que creem em Jesus (2:38) e não apenas em algumas pessoas selecionadas. Quando o Espírito Santo entrar na tua vida, nunca mais serás o mesmo.

Pedro é um excelente exemplo de como o Espírito Santo pode mudar completamente uma pessoa. Foi sempre uma pessoa do tipo impulsivo e isso causou–lhe problemas no passado. Mas o Espírito Santo mudou Pedro, de um desertor impulsivo para um líder persuasivo na Igreja recém nascida. Repara como o Espírito Santo trabalhou. Deu a Pedro uma compreensão da Palavra de Deus, um profundo entendimento do plano de Deus, coragem e poder invulgares, e ainda uma eficácia sobrenatural no ministério (2:40-41). Estas são as características de uma pessoa que cheia do Espírito Santo.

APLICAÇÃO

Tens experimentado a presença e o trabalho do Espírito Santo na tua vida?

ORAÇÃO

Vem Espírito Santo, enche-me com o teu entendimento e poder para que eu possa ser uma testemunha eficaz da realidade de Jesus Cristo.