73 - O nascimento da Igreja - SEMENTES AO VENTO

ORAÇÃO
Jesus, ao começar o meu tempo contigo, quero confessar os meus pecados e pedir-te perdão. Também te peço que me lembres as pessoas a quem tenho de perdoar.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Estêvão foi um grande líder da Igreja primitiva (6:5, 8), mas anulou todas as regras dos pregadores convidados. O sermão ultrapassou, em muito, os vinte minutos; o texto era demasiado extenso (ele tentou explicar a Bíblia toda) e a conclusão continha algumas acusações pessoais, feitas a alto e bom som. Com este tipo de mensagem, ninguém é convidado segunda vez.

Mas foi Deus quem deu esta mensagem a Estêvão, dirigida aos líderes religiosos que, infelizmente, não estavam minimamente interessados. Uma coisa é certa, eles ficaram mesmo muito zangados. Por vezes, as pessoas usam a raiva para esconder uma luta interior com Deus. Se percebes que te zangas com muita frequência, talvez valha a pena perguntares: “Será que Deus me está a querer dizer alguma coisa, que eu tenho medo de ouvir?”

A outra razão, pela qual não estavam receptivos à mensagem de Estêvão, era por-que amavam a sua religião mais, do que amavam a Deus (6:13-14). Não há nada de mal em apreciares a tua igreja e as suas tradições. Mas, é bom ter cuidado para que não se tornem demasiado importantes para ti. Tem sido dito, muitas vezes, e continua ser verdade: Jesus não veio para começar uma religião; veio para começar um relacionamento… contigo.

Estêvão tornou-se no primeiro mártir da Igreja. O seu apedrejamento foi uma expressão de ódio terrível (7:54-58). Contudo, até para este ato brutal Deus tinha um propósito: espalhar a mensagem de salvação ainda mais (8:4). Naquele dia, a perseguição que se seguiu foi como um tornado sobre um dente-de-leão; espalhou sementes por todo o lado (8:1-3). Além disso, fez sobressair, também, um jovem que vai ter uma exposição proeminente no resto do Novo Testamento (8:1, 3). Apesar de ter levado o seu tempo, o raivoso Saulo acabou por se tornar no apóstolo Paulo, um homem destinado a ser o maior evangelista da Igreja primitiva, depois, de ter tido um encontro dramático com Jesus. Nunca devemos duvidar do poder de Deus para mudar vidas.

APLICAÇÃO

Já foste perseguido por causa da tua fé? Como reagiste? Será a ausência de perseguição uma indicação importante?

ORAÇÃO

Senhor, quero defender-te ousadamente, apesar, de às vezes me sentir hesitante. Por favor dá-me coragem para agarrar todas as oportunidades para ti.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore