74 - O nascimento da Igreja - HERÓI DESCONHECIDO

ORAÇÃO
Senhor, obrigado pela Bíblia. Por favor ajuda-me a compreender e a aplicar aquilo que vou aprender hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Filipe não foi um dos nomes grandes da Igreja primitiva. Comparado com após-tolos como Pedro ou Paulo, o seu papel foi mais discreto. Talvez te sintas, também, assim por vezes. Mas, o sucesso da Igreja, não depende de celebridades. Depende de pessoas comuns, capacitadas pelo Espírito Santo para se tornarem testemunhas extraordinárias de Jesus Cristo.

É o que lemos nesta passagem. Filipe seguia o seu caminho, quando um anjo (8:26) e o Espírito (8:29), planearam uma oportunidade para que ele partilhasse as Boas Novas. Nunca devemos perder de vista o facto, de que Deus já está a trabalhar no mundo. A nossa função é estarmos sensíveis ao que ele está a fazer e dispostos a deixá-lo usar-nos no momento certo.

Então, o que podemos aprender acerca de partilhar a nossa fé, eficazmente, a partir do exemplo de Filipe? Primeiro, ele fez perguntas (8:39), não deu respostas. É importante compreendermos aquilo pelo qual as pessoas estão a passar, antes de oferecermos uma solução. A seguir, Filipe tomou tempo para explicar o que a Bíblia dizia sobre Jesus (8:35). Hoje em dia, um dos melhores contextos para se fazer isto é em pequenos grupos de estudo bíblico. Não admira, que tantas igrejas em crescimento tenham dado ênfase aos pequenos grupos.

Mas, o mais importante acerca desta história é que Filipe estava disposto a agir, mesmo sem saber porquê. Filipe não sabia o que iria encontrar ao dirigir-se para o deserto (8:26). Apenas sabia que Deus queria que ele seguisse por aquela estrada e que estivesse preparado. É fundamental, para quem deseja partilhar as Boas Novas — ou fazer qualquer outra coisa de valor para Deus — estar disposto a ouvir e a obedecer em quaisquer circunstâncias. Será que Deus está a impelir-te a fazer algo que não faz muito sentido?

APLICAÇÃO

O que sentes em relação a partilhar a Tua fé? Como pode Deus estar a trabalhar na vida dos teus amigos descrentes? Como fazer parte daquilo que Deus já está a fazer?

ORAÇÃO

Pai, sei que estás a trabalhar à minha volta. Por favor, abre os meus olhos para o que estás a fazer, e dá-me a coragem para responder de imediato.