80 - As viagens de Paulo - S.O.S.!

ORAÇÃO
Senhor, a parte mais importante do meu dia é este tempo que passo contigo. Tens toda a atenção da minha mente, do meu coração e das minhas emoções.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Que grande história! Paixões conflituosas, conspirações secretas, tensões políticas, um trágico naufrágio — e um final, que deixa em aberto a possibilidade de continuação. Parece um livro de suspense e é mesmo. O Livro dos Atos é uma das melhores leituras da Bíblia.

À partida, parecia que a sequência de acontecimentos estava fora de controlo, e que o derradeiro apelo de Paulo a César (25:11) tinha afundado o seu ministério. Mas, sob o aparente desastre, Deus tinha um plano, tal como a corrente corre forte, sob águas aparentemente calmas. Ele queria que Paulo pregasse o evangelho na cidade mais poderosa do mundo e levou-o até lá, com o patrocínio das autoridades Romanas. Se estás a viver algum tipo de desastre, neste momento, talvez seja bom pedires a Deus que te ajude a ver o plano subjacente: “Senhor, o que me estás a tentar dizer através desta situação difícil?”

No meio do caos aparente, havia duas coisas que mantinham Paulo firme. A primeira era a sua concentração persistente, na missão que Deus lhe tinha dado (9:15). Mesmo sob a pressão de ter de enfrentar o Rei Agripa, Paulo não pestanejou (26:20, 28-29). Não se importava que as pessoas pensassem que era louco. Tudo o que queria era partilhar as Boas Novas. Podes tornar-te numa testemunha, incrivelmente, eficaz quando deixares de te preocupar com o que as pessoas pensam a teu respeito. A segunda era a intervenção do Espírito Santo. Deus alterou, milagrosamente, o curso dos acontecimentos, diversas vezes (27:33-34, 44; 28:1-10). Quando te vires numa situação, em que a única forma de avançar é confiar em Deus, vais começar a experimentar verdadeiramente, o poder do Espírito Santo na tua vida.

No fim, parece que o resultado do ministério de Paulo foi inconclusivo. Mas, na verdade ele concretizou, exatamente, o que Deus desejava dele — pregar o evangelho aos Gentios e aos Judeus e semear a Igreja de Jesus Cristo nas maiores cidades do mundo, até então, conhecido. Bom trabalho, servo bom e fiel!

APLICAÇÃO

Qual é a missão que Deus te deu? Que significado tem para ti, confiares nele nesta situação?

ORAÇÃO

Querido Senhor, Paulo é uma inspiração tremenda. Estou pronto a aceitar qualquer missão que me queiras dar e peço a ajuda do Espírito Santo para a concretizar.