85 - De Paulo para as Igrejas - E OS QUE SE AFASTAM?

ORAÇÃO
Senhor Deus, peço que me enchas com o conhecimento da tua vontade, para que eu possa produzir frutos e viver uma vida que te agrade.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Talvez conheças um amigo ou membro da família, que já foi um cristão compro-metido mas, cujo entusiasmo foi diminuindo, ao longo do tempo, a ponto, de pôr em causa esse compromisso. Como podemos encorajar os cristãos que se estão a afastar da fé? Era este o desafio que o apóstolo Paulo enfrentava, quando escreveu a carta aos Colossenses.

Paulo começou por enfatizar o lado positivo (1:3-6). O crescimento em Cristo, nem sempre é uma linha reta. Às vezes, ao compromisso inicial segue-se um contratempo. Em vez de repreender os Colossenses, Paulo louvou o seu bom começo e lembrou-os da influência positiva que tiveram sobre outras pessoas. Também, lhes garantiu que orava por eles (1:9-14). Os novos crentes precisam de encorajamento e oração, não de críticas.

Mas os Colossenses corriam o risco de descarrilar, pois, estavam a acrescentar coisas ao evangelho. Alguns até pensavam, que tinham de seguir as leis Judaicas para serem cristãos. Paulo corrigiu estes mal-entendidos, voltando ao ponto central do evangelho: Jesus Cristo. Escolheu cada frase da sua afirmação, cuidadosamente, redigida, (1:15-20) para comunicar as verdades importantes acerca de Jesus. Agora, estavam prontos para ouvir as Boas Novas, e Paulo entregou-as de forma compacta (1:21-23).

A estratégia de Paulo para ajudar os Colossenses dá-nos um bom exemplo. Na maioria das vezes, esperamos que os novos crentes sejam perfeitos e criticamo-los, assim que falham. “Estão a ver, eu sabia que ele não era verdadeiro.” Precisamos de orar por qualquer pessoa que se tenha afastado da fé, para que volte a centrar-se em Jesus Cristo, e precisamos de reconhecer que Deus é quem conhece os corações das pessoas — nós, não.

APLICAÇÃO

Conheces alguém que se tenha afastado? O que podes fazer esta semana, para o encorajar na sua fé? Como o poderás ajudar a voltar a centrar-se em Jesus Cristo?

ORAÇÃO

Jesus, obrigado por me reconciliares com Deus. Mantém-me perto.