88 - De Paulo para os líderes - MAIS DO QUE UM AMIGO

ORAÇÃO
Senhor, há momentos na minha vida em fico cansado e des-gastado, tanto física como espiritualmente. Por favor, renova a minha paixão por te conhecer e o meu desejo por te servir, enquanto leio a tua Palavra, hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Ter um mentor tornou-se importante nos dias que correm. Os investigadores descobriram, que a orientação de um mentor pode produzir um impacto positivo na vida de jovens problemáticos. Também, pode ajudar empregados de pequenas empresas, a terem sucesso em grandes corporações.

Nesta passagem, Paulo age como “mentor espiritual” de Timóteo. Paulo estava, profundamente, convicto da conversão de Timóteo e a sua ajuda foi decisiva na descoberta do seu dom espiritual (1:5-6). Agora, Paulo escreve a Timóteo para lhe ensinar como ser um líder eficaz na Igreja emergente. Se anseias por ter um mentor espiritual, experimenta ler a 1 e 2 Carta a Timóteo, como se Paulo as tivesse escrito só para ti.

Paulo usa quatro imagens para ajudar Timóteo a compreender o seu ministério (2:3-7, 15). O que têm um soldado, um atleta, um agricultor e um trabalhador em comum? A concentração na tarefa dada. Se se distraírem, vão falhar a concretização do objetivo. Era esta a mensagem de Paulo para Timóteo e, também, para ti: por mais difíceis que as coisas possam ficar, permanece centrado na missão de viver e partilhar o evangelho.

Apesar de Paulo referir várias distrações possíveis, incluindo o termo abrangente “paixões da juventude” (2:22), é interessante verificar, que aquilo que mais parece preocupá-lo são as disputas (2:14-26). Atualmente, alguns líderes cristãos, pare-cem mais interessados em discutir assuntos supérfluos, do que em partilhar o evangelho e a Palavra de Deus com um mundo necessitado. Se Paulo estivesse aqui, agora, diria: “Deixem-se disso! Estão a distrair-se.” Até os líderes cristãos precisam de um mentor.

APLICAÇÃO

Pensa em algumas pessoas mais velhas, mais sábias na fé, e em experiência de vida. Alguma delas poderia ser um bom mentor espiritual para ti? Como poderias abordá-las a esse respeito?

ORAÇÃO

Senhor Deus, perdoa-me pela forma como permito distrair-me. Com a tua ajuda quero ser uma testemunha tua, focada e eficaz.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore