89 - De Paulo para os líderes - TERMINAR BEM

ORAÇÃO
Senhor Deus, obrigado pela dádiva da tua Palavra. Ajuda-me a vivê-la hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Os psicólogos chamam “confissão ao puxador da porta”, aos comentários que os pacientes fazem, no compasso de espera ao pé da porta, ao saírem de uma sessão de terapia. Geralmente, esses comentários, acabam por revelar aquilo que mais os preocupa. Esta passagem é como uma longa “confissão ao puxador da porta” de Paulo. Ele sabe que está prestes a deixar este mundo (4:6) e estes versículos são os seus pensamentos de despedida para Timóteo, antes de morrer. Quais eram, as últimas coisas que Paulo queria enfatizar?

Sofrimento A primeira tinha a ver com o sofrimento (3:12). Paulo diz que o sofrimento é inevitável, não apenas para evangelistas e plantadores de igrejas, mas para “todos os que quiserem viver piedosamente em Cristo”. É a única promessa da Bíblia, que não vais encontrar escrita num cartaz ou num marcador de livros. Isto, não quer dizer, que devemos andar à procura de provações e problemas. Mas, não devemos estranhar quando surgirem. Na verdade, Deus vai usá-los para nos ajudar a crescer (Tiago 1:2-4; 1 Pedro 1:6-7).

Escrituras A segunda coisa que Paulo enfatizou foi as Escrituras (3:15-16). Se Jesus Cristo é a pedra de esquina da Igreja (1 Pedro 2:4-10), a Bíblia, é o fio-de-prumo que a mantém nivelada com as prioridades e os valores de Deus (Amós 7:7-8). Paulo acentua que a Bíblia, não se assemelha com nenhum outro livro, porque, expressa as palavras de Deus (“inspiradas por Deus”) e, por conseguinte, tem, pelo menos, três propósitos: explicar o plano de salvação de Deus, preparar-nos para uma vida piedosa e motivar-nos para as boas obras. São estes os resultados das tuas leituras da Bíblia?

Missão Finalmente, Paulo desafia Timóteo a continuar a sua missão de pregação da palavra (4:1-2). É interessante ler, como Paulo resumiu as suas próprias experiências e missão na vida (3:10-11). De que forma resumirias as tuas? Apesar, de tudo o que aconteceu a Paulo ao longo do percurso, ele teve a alegria de saber que ia terminar bem (4:7-8).

APLICAÇÃO

Como descreverias tua missão para o resto da tua vida? O que é necessário para que termine bem?

ORAÇÃO

Pai, quero comprometer o resto da minha vida a buscar os obje-tivos que são mais importantes para ti.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore