91 - Os ensinamentos dos apóstolos - O PRINCÍPIO ATIVO

OS ENSINAMENTOS DOS APÓSTOLOS
As próximas cinco leituras apresentam-nos os escritos de quatro grandes líderes da Igreja do primeiro século.

Apesar, de não ter feito parte dos 12 discípulos originais, Paulo tornou-se cristão quando conheceu Jesus na estrada para Damasco, tal como descobrimos numa das secções anteriores. Depois disso, tornou-se no maior evangelista e no escritor mais prolífero de todo o Novo Testamento. Se quiseres saber o que significa dar tudo pelo evangelho, lê as cartas de Paulo.

Mas, nos relatos dos evangelhos, Pedro foi o discípulo mais proeminente. Na maioria das vezes, agia por impulso, o que o levou a grandes progressos, por vezes, (Lucas 9:20) e, noutras, a fracassos humilhantes (Lucas 22:54-62). Mas, Jesus restaurou-o e deu-lhe uma nova missão. O novo Pedro, foi o primeiro a explicar o evangelho no dia de Pentecostes, e o primeiro a levá-lo aos Gentios. A sua vida de sucessos e fracassos, como seguidor de Jesus, deu-lhe um conhecimento profundo da fé Cristã. Se quiseres uma expressão clara e apaixonada das implicações de ser nascido de novo, lê as cartas de Pedro.

No Novo Testamento, existem cinco pessoas diferentes com o nome Tiago. Mas, provavelmente, terá sido Tiago, o irmão de Jesus (Mateus 13:55; Marcos 6:3) e o líder da igreja em Jerusalém (Atos 15:13-21) quem, posterior-mente, escreveu o Livro de Tiago. Possivelmente, devido ao seu relacionamento com Jesus, ou à sua sabedoria, era tido como alguém competente, sincero e direto. Se quiseres compreender as implicações práticas da fé, lê a carta de Tiago.

De todos os discípulos, João era, provavelmente, o que teve um relacionamento mais chegado com Jesus (João 13:23). Porém, só acreditou que Jesus era quem dizia ser, depois de ver o túmulo vazio (João 20:8). No início da sua vida, era um homem comum, para a sua época. Mas, no final da sua vida, tornou-se num dos discípulos mais meditativos de todos. Se quiseres compreender as profundas implicações do amor de Jesus, lê as cartas de João.

Por isso, prepare-te para mergulhares nas cartas dos homens que eram mais próximos de Jesus. Eles têm muito para te dizer.

ORAÇÃO
Senhor, tanta coisa neste mundo é dedicada à busca da ilusão do amor. Mas eu oro para que me ajudes a conhecer e experimentar a realidade do teu amor hoje.

REFLEXÃO

Casei-me com a minha esposa Carol a 4 de Junho de 1977, e ela tem sido uma das maiores bênçãos que Deus trouxe à minha vida. Mas, de vez em quando, irritamo-nos mutuamente! Na verdade, tenho vergonha de admitir que, houve alturas, em que a nossa frustração um com o outro durou vários dias. Descobri, que quando isso acontece, a melhor coisa a fazer é ficar sozinho, ler este capítulo e orar. Fico sempre maravilhado com a rapidez com que estas palavras, acabam por desafiar e derreter o meu coração endurecido.

Paulo, tinha concluído uma preleção extensa acerca dos dons espirituais, mas, chamou ao amor “o caminho melhor” (12:31b). O que, não quer dizer, que, por exemplo, a sabedoria, a fé ou a cura (12:7-11) sejam más. A questão é que sem amor, até a pessoa mais dotada perde a perspetiva. O amor é o princípio ativo da vida cristã.

A meio deste capítulo (13:4-7), Paulo respondeu à questão, “O que é o amor?” Podemos ler toda a literatura alguma vez escrita, e não encontrar uma expressão melhor do amor do que esta. Vale a pena memorizá-la. Mas, apesar, de maravilhosa como é, esta passagem, é apenas a segunda melhor expressão de amor de sempre. A melhor de todas, foi a morte de Jesus Cristo na cruz pelos pecados do mundo.

Ao refletir sobre isso, percebemos que gastamos demasiado tempo da nossa vida a correr atrás de coisas que são passageiras ou, até, completamente inúteis. Esta passagem lembra-nos, que as coisas que têm mais valor na vida são: a fé, a esperança e o amor. Mas, o amor é, de todos, o maior. E a melhor forma de o descobrir é distribui-lo.

APLICAÇÃO

De que modo estás a buscar a fé, a esperança e o amor na tua vida? Como podes viver a definição de amor de Paulo, esta semana?

ORAÇÃO

Obrigado, Jesus, pelo teu incrível amor por mim. Com a tua ajuda pretendo partilhar este amor com as pessoas à minha volta, através das minhas palavras, atitudes e ações.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore