93 - Os ensinamentos dos apóstolos - É CLARO, QUE TENHO CERTEZA!

ORAÇÃO
Senhor Jesus, alegro-me, porque, a esperança que me ofereces-te, é mais valiosa e duradoura do que qualquer coisa que o mundo tenha para oferecer.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Um agnóstico é uma pessoa que diz, não ser possível conhecer Deus. Para alguns, isto é ser intelectualmente honesto — mas, na verdade, é um dilema escusado. A única coisa em que os agnósticos acreditam, é que não é possível acreditar. E isto implica muita fé.

Pedro, não foi um intelectual, mas, tinha muita certeza naquilo em que acreditava. Porquê? Porque tinha visto o Cristo ressurrecto (João 21). Quando pensamos no assunto, verdadeiramente, é a única coisa que explica, como é possível, um grupo de discípulos sem poderes sobrenaturais e sem instrução, de repente, transformar-se em evangelistas destemidos, dispostos a sofrer e a sacrificar as suas vidas. Se, soubessem que a ressurreição não era verdadeira, teriam acabado por se afastar. Mas, não o podiam fazer, porque tinham visto Jesus vivo outra vez.

Então, do que Pedro tinha assim tanta certeza? Em primeiro lugar do novo nascimento (1:3). Estar livre do pecado e reconciliado com Deus, é como ser nascido de novo (1:23; João 3:1-21). É uma vida nova. Em segundo, da esperança viva (1:3). Porque Jesus está vivo, temos uma esperança verdadeira, e não contos de fadas para nos ajudar a dormir à noite. Independentemente do que acontecer neste mundo, podes ter a sólida certeza de que um dia estarás com Jesus para sempre.

Por causa disso, devemos ser “estranhos” aos “desejos mundanos deste mundo” (2:11), e concentrar-nos em viver vidas caridosas, santas e auto-controladas (1:13-16, 22), mesmo, que tenhamos de sofrer ou que tudo corra mal. E, podemo-nos alegrar sempre porque a “grande história” tem um final feliz, para todos os que creem em Jesus Cristo e nada pode alterar isso (1:4). Entretanto, ganhamos força e amparo sabendo que somos parte da Igreja — não de um edifício, mas de um “povo que pertence a Deus” (2:9-10) que tem o Cristo vivo como líder. As Boas Novas dizem que Jesus torna a esperança possível.

APLICAÇÃO

O que te dá a certeza da tua fé? O que te dá mais esperança na vida? Como demonstras a resposta que acabaste de dar, na tua vida?

ORAÇÃO

Senhor, que a alegria da minha salvação e o meu compromisso em seguir-te de todo o meu coração, seja evidente para todas as pessoas com quem me cruzar.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore