94 - Os ensinamentos dos apóstolos - APENAS AGE!

ORAÇÃO
Ajuda-me, Senhor, ao observar atentamente a tua Palavra. Quero experimentar a bênção de fazer aquilo que me dizes para fazer.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Se Pedro era um lutador e Paulo um pensador, Tiago era um pragmático. E o ponto central da sua carta é a descrição dos aspetos práticos daquilo que significa ser Cristão.

Como já vimos, os Cristãos do primeiro século estavam a ser perseguidos. O conselho prático de Tiago foi que vissem esses desafios, não como um motivo para queixas, mas como uma oportunidade para crescer (1:2-4). Tia-go salientou uma verdade importante: muitas vezes, o que nos leva a crescer mais, na nossa caminhada com Cristo são os tempos de crise, porque, acima de tudo, obrigam-nos a depender de Deus. Isto não significa, que devemos procurar problemas. Mas, quando acontecerem, alegra-te! Deus deu-te uma oportunidade para cresceres.

Tiago tinha, também, alguns conselhos práticos sobre o falar. O seu conselho, lembra-nos o Livro de Provérbios, quando sugere: “cada um deve estar sempre pronto para ouvir; mas não deve precipitar-se no falar, nem irritar-se com facilidade” (1:19, 26; 3:1-12). O que aconteceria se passasses um dia inteiro, a tentar ouvir mais do que falar? Tiago sugeriu, ainda uma abordagem prática à Palavra de Deus: é bom refletir nela — mas é melhor pô-la em prática (1:22-25).

Talvez a citação mais famosa desta carta seja: “A fé, sem obras, está morta” (2:26). É, relativamente, fácil fazer uma má interpretação daquilo que Tiago queria dizer. Não é que a fé não seja importante, ou que Deus valorize as boas obras acima de qualquer outra coisa. A Bíblia é muito clara, quando diz, que não podemos merecer a nossa salvação (Efésios 2:8-9). O que Tiago está a dizer é que, se a tua fé é verdadeira, tem de refletir-se nas tuas ações. Se não conseguisses falar, será que alguém saberia que tu segues Jesus?

APLICAÇÃO

Pensa em todas as coisas que fazes que demonstram a realidade da tua fé aos outros. O que poderias juntar à lista?

ORAÇÃO

Senhor Deus, estou tão grato pela verdade da tua Palavra. Dá-me prontidão e paixão para fazer o que ela diz.