97 - A Revelação - BOAS E MÁS NOTÍCIAS

ORAÇÃO
Senhor, a porta do meu coração está aberta para ti. Quero ouvir a tua voz e experimentar uma comunhão íntima contigo hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Uma coisa sobressai nesta passagem: Jesus importa-se, realmente, com a Igreja. Isto dá que pensar, especialmente, quando pensamos em algumas das coisas que se passam atualmente nas igrejas, e a fraca opinião que muitos têm a seu respeito. Mas, Jesus está presente e sabe o que se está a passar; repara quantas vezes ele disse: “Eu sei…” (2:2, 9, 13, 19; 3:1, 8, 15).

Então, o que tinha Jesus a dizer a estas sete igrejas? As variáveis são diferentes, mas, o tema principal é a comparação entre as congregações que eram fiéis no ensino e na prática, e as que eram infiéis. Se tiveres tempo, faz o esquema das sete igrejas numa folha de papel. Depois, ao lado de cada uma, resume os motivos por que foram elogiadas e criticadas. No final, ficarás com uma imagem, clara, do que Jesus deseja do seu povo.

Apenas duas igrejas receberam, somente, elogios (Esmirna e Filadélfia). Repara no motivo: eram pobres e fracas (2:9; 3:8). De facto, quando somos impotentes es-tamos muito mais dispostos a depender do poder de Deus. É este o segredo de uma igreja eficaz. Contrasta isto, com a igreja de Sardes. O problema foi pensar que estava viva, quando, na realidade, estava morta (3:1). A definição de sucesso de Jesus, geralmente, é muito diferente da nossa. A sua mensagem para uma igreja bem sucedida, mas morta é: voltem às bases do evangelho — obedeçam e arrependam-se (3:3).

De certa forma, esta passagem pode parecer dura. De facto, nenhuma igreja poderá, alguma vez, comparar-se, totalmente, com aquilo que Jesus quer. Contudo, a parte encorajadora é que a sua disciplina é um reflexo do seu amor pela igreja… e por ti (3:19; Provérbios 3:12; Hebreus 12:6, 10). Por isso, anima-te, Jesus deseja relacionar-se contigo (3:20) e está disposto a fazer o que for preciso para o conseguir (Romanos 5:8).

APLICAÇÃO

Como pensas que Jesus se sentiria em relação à tua igreja? Que mensagem poderá ele ter para a tua igreja e para ti?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, és o meu primeiro amor. Perdoa-me pelas vezes em que o meu compromisso contigo ficou morno.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore