Descobre, vê por ti mesmo - João: Fiabilidade Histórica

Lembro-me muito bem daquela noite. Tinha estado com amigos e, ao deitar-me, dei por mim a pensar que tinha conseguido praticamente tudo o que desejara.

Lembro-me muito bem daquela noite. Tinha estado com amigos e, ao deitar-me, dei por mim a pensar que tinha conseguido praticamente tudo o que desejara.
Devia estar feliz e satisfeito com a vida, mas não era assim que me sentia. Eram tantas as dúvidas sem resposta (será que a vida é só isto? Será que há um significado maior por trás de tudo?), que qualquer felicidade que sentisse era logo abafada.
A minha vida avançava de projeto em projeto, objetivo atrás de objetivo, mas eu acabava sempre por voltar à mesma pergunta: será que a vida tem sentido ou é só o resultado cego de uma mistura entre matéria, tempo e o acaso? Haverá algo para além disto?
Foi então que um amigo me ofereceu uma cópia do evangelho de João, que é um relato da vida de Jesus. Já sabia uma ou outra coisa acerca de Jesus, mas nunca tinha lido os textos antigos. Sentei-me e comecei a ler com o revólver do ceticismo carregado e pronto a disparar.

Eu não estava preparado para o Jesus que encontrei. Se ele era um mestre que ensinava princípios morais, porque queriam os líderes religiosos acabar com ele?
Ninguém tem dúvidas de que um morto depois de sepultado não sai do túmulo, mas Jesus desafiou esse princípio em todos os funerais a que foi. Eu esperava uma leitura religiosa aborrecida, mas Jesus prometeu vida plena a todos os que o seguissem.

Talvez tu também tenhas perguntas, ou tens um amigo que te coloca estas questões. Talvez nunca tenhas analisado as palavras e atos de Jesus. A biografia dele que aqui está foi escrita por João, que presenciou estes eventos e era um dos seus amigos mais íntimos.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore