2-Descobre, vê por ti mesmo – Costumas vir aqui?

Neste encontro, Jesus faz algo que naquele tempo era escandaloso: falar com uma mulher samaritana.

Texto (s) da Bíblia

https://www.youtube.com/watch?v=exFOS0hgGH4

Neste encontro, Jesus faz algo que naquele tempo era escandaloso: falar com uma mulher samaritana. Pode não parecer muito grave, mas naquela cultura um homem religioso nem sequer pensaria em falar com uma mulher em público.
Um texto antigo dizia que “melhor é a maldade do homem do que a mulher que faz o bem; é a mulher que traz vergonha e desgraça”. Jesus também ignora o preconceito racial e religioso profundo que os judeus sentem em relação aos samaritanos. Para os judeus, os samaritanos eram hereges porque combinavam alguns ensinamentos judaicos com práticas pagãs.
Juntamo-nos a Jesus ao meio-dia (à sexta hora, o costume era o de contar as horas a partir do nascer do sol), debaixo de um calor sufocante, quando ele está cansado e com sede.
Jesus situa o nosso vazio ou “sede” numa alienação de Deus que existe em nós.
Ele promete-nos um relacionamento íntimo com Deus como Pai, que nos fará deixar de ter sede. Sentir um vazio interior é uma experiência humana
comum.
Certa vez, alguém perguntou à estrela de rock e embaixador humanitário Bob Geldof se ele tinha encontrado satisfação. “De modo nenhum”, respondeu ele, “eu nem sei o que isso é. Sinto-me insatisfeito como ser humano. Se assim não for, porque é que tenho estes buracos tão fundos no meu peito? Tudo o que faço é porque tenho medo de me aborrecer, porque sei o que existe dentro desses buracos. Tenho medo do que lá está, chego a ficar deprimido.” Como responderias ao que Bob Geldof disse? Em que sítios tendemos nós a procurar satisfação? És mais otimista ou mais cínico quanto à possibilidade de encontrar uma satisfação duradoura?

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore