O meu auxílio vem do SENHOR!

Este é um Salmo escrito há milhares de anos atrás, num contexto totalmente diferente do nosso e que, surpreendentemente (ou talvez não), se mantém atual e relevante. Aqui o salmista fala-nos acerca da proteção de Deus sobre as nossas vidas, com o pormenor interessante de referir que “O SENHOR te protege quando sais e quando voltas” (vs.8) e não podemos deixar de fazer um paralelismo com todos aqueles que, estando o país de quarentena, saem todos os dias para trabalhar, permitindo assim que os serviços essenciais se mantenham em funcionamento. Os media chamam-lhes a «linha da frente», e para esses em particular este encorajamento de que, na sua saída e entrada (de casa, dos transportes, do local de trabalho), o SENHOR os guarda.

Ao longo do salmo, o salmista refere-se alegoricamente a inúmeros momentos nos quais Deus nos guarda, havendo assim a promessa de que somos guardados por Ele, em todo o tempo e em todas as circunstâncias.

O «segredo» (chamemos-lhe assim) desta atitude do salmista, é encontrada logo nos dois primeiros versículos. Quando lemos “Levanto os meus olhos para a montanha” (vs. 1a) somos remetidos para o imaginário da cultura daquela época em que o Salmo foi escrito, onde em meio a uma batalha ou invasão, os soldados olhavam para as montes em volta, na expectativa de verem a chegada de reforços ou tropas aliadas.

Nos dias de hoje, e para a esmagadora maioria de nós, esta é uma imagem apenas vista em filmes, mas ainda há «montanhas» para as quais olhamos em busca de socorro. Nos dias que correm, olhamos para as instituições bancárias, para os governos e para as igrejas em busca deste auxílio e, apesar de cada um deles ter o seu papel a desempenhar e a sua responsabilidade a cumprir, o nosso auxílio vem do SENHOR! Era esta a esperança do salmista, e esta pode ser também a nossa esperança hoje. Afinal, Aquele que “fez o céu e a terra” (vs.2b), certamente seria poderoso o suficiente para vir em seu auxílio, para o proteger e para o guardar.

Miguel Jerónimo
(Diretor da Sociedade Bíblica)

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore