Calma!

Começo esta meditação com uma questão: Lembra-se qual foi maior susto que já teve em sua vida?  O povo de Israel também passou por um dos maiores sustos na sua peregrinação rumo a terra prometida em frente ao Mar Vermelho (Ex. 14:10-14). Muitas são as lições práticas que podemos aprender com o relato desse milagre tremendo de Deus, a abertura do Mar Vermelho e a libertação de Israel da escravidão egípcia, uma escravidão que durou 430 anos de sofrimento, luta, miséria, trabalho forçado, morte etc. Talvez você também está precisando de uma libertação na sua vida? Você está precisando mudar a sua história de vida? Você está precisando de um milagre de Deus na sua vida, na sua família, nas suas finanças? Então mantenha a calma, não tenha medo de lutar pela sua libertação e vitória, não murmure, clame a Deus e aguarde o milagre na sua vida!

I – CALMA, NÃO TENHA MEDO!

Moisés levantou a sua voz e disse ao povo: “Calma! Não tenham medo! Não se apavorem!” (Ex. 14:13), Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará enquanto o povo, em pânico, vendo o grande exército de Faraó se aproximando, culpava Moisés por aquela situação que não era fácil. O medo tomava conta daquela multidão de mais de 600 mil homens, sem contar as mulheres, crianças e outros povos (Ex.12:37-38). O medo é um sentimento humano legítimo que ajuda na preservação da vida. Mas existe o medo doentio, as fobias, fruto de traumas psicológicos e feridas da alma. Para essas fobias, existe a cura de Deus! Quando o medo é legítimo, não resolve entrar em pânico, em desespero, isso só piora a situação. Nessas horas, mantenha a calma e busque socorro em Deus. Foi o que Moisés fez e o milagre aconteceu (Ex 14:21-22). Você está vivendo alguma situação de perigo? Entregue o seu problema a Deus. Entregue a sua vida nas mãos do Senhor, pois Ele cuida de nós!

II – CALMA, FIQUE QUIETO

Moisés, porém, disse ao povo: “Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis”. Quando enfrentamos alguma situação de risco, algum perigo, a nossa tendência é murmurar, reclamar da sorte e até culpar alguém pela nossa dificuldade. Alguns entram num processo de autopunição, de autocomiseração e se consideram os mais coitadinhos e dignos de lástima. Ás vezes, queremos culpar até Deus pelos nossos problemas. Isso não resolve nada e até piora a situação! Eles culparam seu líder Moisés por aquela situação e assim, indiretamente, estavam culpando a Deus e começaram a murmurar e a murmuração só atrai maldição! Numa crise, numa situação de risco, devemos manter a calma, ficar calado e pensar numa solução. E a solução está em Deus, basta confiarmos nEle e fazer dEle o nosso refúgio e a nossa habitação (Sl 91:9-16). Não espere uma situação de crise e perigo para buscar ao Senhor. Faça isso agora, entregue a sua vida nas mãos do Senhor Jesus e receba dEle a sua salvação!

III- CALMA, AGUARDE O LIVRAMENTO

“Vede o livramento do Senhor que Ele hoje vos fará… o Senhor pelejará por vós…”!  Essa foi a palavra de Moisés para o povo que estava em grande angústia e medo. E essa é também a palavra de Deus para você que está em aperto, em grande dificuldade, em uma situação de risco! Você está precisando de um livramento de Deus? Você está precisando de um milagre de Deus? Então tenha calma, confie em Deus, entregue a sua situação de perigo nas mãos do Senhor e espere o livramento. Se você souber esperar com paciência, com calma, pelo Senhor, Ele se inclinará para você e te livrará (cf. Sl 40:1-3). Não existe problema que Deus não possa resolver! Até para a morte, Deus tem solução, Jesus disse “quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11:25). Creia, confie e espere em Deus e você verá o seu livramento!

Moisés orientou o povo a manter a calma, não temer e esperar o livramento de Deus e o milagre aconteceu: Israel atravessou o Mar Vermelho a pé enxuto, enquanto o exército de Faraó foi totalmente destruído. Hoje, temos em Jesus aquele que “abre o mar vermelho e nos livra do Faraó”. O “mar vermelho” são os nossos problemas e dificuldades e o “Faraó” é o próprio satanás que tenta nos aprisionar e nos destruir. Portanto, abra o seu coração e decida crer em Jesus como seu Senhor, Salvador e Libertador! Salmo 46:10ª diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus…”

 

Samuel Fernandes
(Pastor Assembleia de Deus Buraca)

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore