“O Senhor é o meu pastor: nada me falta”

Texto (s) da Bíblia

Talvez o Salmo mais conhecido da Bíblia, o mais citado e um em que podemos ver claramente a experiência do Salmista, Davi, que ao longo da sua vida foi um pastor, um músico, um guerreiro e um rei.

Apesar de ser um Salmo de aplicação universal, ele é claramente uma oração de Davi, que se lembrava de todos os momentos em que Deus Se tinha manifestado a ele, tinha provido as suas necessidades.

Em momentos de tribulação, desgaste, angústia (vivemos isso agora?) Deus levou-o a descansar;

Em momentos de perda (como quem perde alguém agora e nem tem como se despedir), Deus tinha confortado a sua alma;

Em lugares tão difíceis como “o vale da sombra da morte” ou “à frente dos meus inimigos” Deus tinha-se mostrado presente a Davi ele não receava. Tantas vezes nas últimas semanas ouvimos falar de um vírus que é um «inimigo silencioso e invisível», podemos encontrar no Bom Pastor a nossa segurança e como Davi dizer “não terei receio de nada”!

 

Acima de tudo, ao longo do Salmo, Davi chega a 3 conclusões, as mesmas que nós hoje podemos chegar:

  1. Deus CUIDOU de mim (passado). Ele fala de momentos difíceis que já passou e nos quais Deus esteve com ele ao dizer coisas como “preparaste-me um banquete” ou “recebeste-me com todas as honras”; Na tua história, na minha história, assim como na história de Davi, Deus já cuidou de nós.
  2. Deus CUIDA de mim (presente): “o Senhor É o meu pastor” – Ele é, não foi apenas no passado, Ele é hoje! Quando Moisés pergunta a Deus como o apresentar a Faraó, Deus responde da sarça ardente “Eu sou o que sou”. Deus É nosso pastor HOJE, cuida de nós HOJE, está connosco HOJE.
  3. Deus CUIDARÁ de mim (futuro): “habitarei na casa do Senhor” quando tudo isto acabar, os momentos maus e os bons, os sucessos e os fracassos, quando tudo terminar aqui, Deus ainda estará a cuidar de mim, e preparou-me um lugar. Que esperança, que expectativa, que convicção! Em momentos como os que vivemos hoje, isto é fundamental!

 

O SENHOR É O NOSSO PASTOR. Ele cuidou, cuida e cuidará de nós. De mim e de ti.

 

Miguel Jerónimo
(Diretor Executivo da Sociedade Bíblica de Portugal)

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore