O Deus de Paz está connosco!

Um estudo revelou que vivemos num mundo ansioso, mergulhado no stress. Os dados são confirmados pela quantidade de ansiolíticos consumidos. Seja pela correria da vida, seja pela instabilidade familiar ou profissional, os motivos podem ser muitos. Todo aquele que vive ansioso(a) não vive em paz. Existe falta de paz, exterior e interior. Nestes últimos dias parece que começou uma 3ª Guerra Mundial. Não está localizada apenas numa parte do mundo, mas rapidamente se tem alastrado a todos os países. O inimigo é invisível, mas tem causado danos bastante visíveis e muita ansiedade. Estamos declaradamente em “Estado de «Guerra»” e ela costuma ter os seus protagonistas: os militares. Eles estão preparados para combater e defender o país, a sua soberania e a sua paz.

Eu sou militar por isso eu sei do que falo. Mas nestes últimos dias os convocados ao combate foram outros. Médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde, farmacêuticos e tantos outros, têm vivido num clima de stress e ansiedade enormes, tanto pelo risco que correm como pelo esforço que lhes esta a ser exigido. A minha esposa é farmacêutica e eu sou militar. Nestes dias inverteram-se os nossos “papéis”: ela tem estado na frente de batalha e eu, barricado em casa com as minhas filhas. Durante 18 anos fui preparado para combater, ela para vender medicamentos e aconselhar pessoas. Neste momento a família está a adaptar-se a esta nova realidade. Sobretudo não queremos que no meio desta luta nos falte a paz. Nós sabemos que só Deus pode dar-nos a paz, a sua paz. E ela não está dependente das circunstâncias, da presença ou ausência de problemas. Em Fl. 4.8-9, Paulo escreve aos irmãos que muito amava em Filipos encorajando-os a procurarem Deus e a meditarem em “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, amável, de boa fama e que seja isso que ocupe o vosso pensamento” v.8. Desta forma, ao seguirem a verdade acerca de Deus, eles encontrariam a paz que somente Dele podem receber.

Este tempo de “Estado de Emergência” tem feito com que a mente, e sobretudo a alma, de muitas pessoas viva em enorme stress e ansiedade. Eu e a minha família temos procurado, de forma mais intensa (e intencional), seguir este conselho de Paulo. Deus, através da sua Palavra, tem trazido, paz e consolo à nossa alma. “O que também aprendeste e recebestes e ouvistes e vistes de mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” v9. Ele é o único que pode transformar a tua ansiedade em paz, mesmo no meio desta pandemia. Podemos viver neste “estado de «guerra»”, mas nada nos poderá roubar a paz de Deus. Jesus disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”  João 14:27

 

João Ribeiro
Pr. da Igreja Baptista de Queluz

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore