Deus usa pessoas para mudar pessoas…

As repercurssões podem ser inimagináveis…

Em 1800, uma jovem galesa de 15 anos chamada Mary Jones andou 42 quilómetros a pé pelo terreno acidentado do norte do País de Gales para comprar uma Bíblia na sua língua. Mary aprendeu a ler porque queria ler a Bíblia e estava tão determinada a comprar uma que economizou durante seis anos, até se aventurar a pé, até à cidade de Bala, para ir ao encontro do Rev. Thomas Charles, que ela ouviu dizer ter Bíblias.

A história da Mary Jones e o seu desejo inabalável de possuir uma Bíblia, logo se tornaram tema de conversa nas igrejas ao redor. Uma jovem do campo, órfã de pai, jamais imaginou aquilo ao qual o seu desejo e atitude haveriam de dar origem…

Inspirado pela história de Mary e pela recente chegada de Bíblias em galês, o Rev. Joseph Hughes ousou perguntar a outros líderes da igreja: “Se para o País de Gales, porque não para a Grã-Bretanha? E se para a Grã-Bretanha, porque não para o mundo? A pergunta feita numa reunião de pastores, a 7 de dezembro de 1802, foi o momento que pôs em marcha o começo das Sociedades Bíblicas. Um pastor metodista visionário que ao responder à necessidade de uma jovem, ousou responder à necessidade do mundo…

Dia 7 de março de 1804, numa reunião em Londres com cerca de 300 pessoas, onde se incluíam os Revs. Joseph Hughes, Thomas Charles e o parlamentar William Wilberforce, nascia a Sociedade Bíblica, Britânica e Estrangeira. Cinco anos mais tarde, iniciava-se o trabalho em Portugal – missão da Sociedade Bíblica, Britânica e Estrangeira, com a distribuição na ilha da Madeira, de cerca de 5 mil Novos Testamentos na tradução de João Ferreira de Almeida. Uma tradução iniciada em 1641, a partir de Malaca, quando este tinha apenas 16 anos de idade, movido pelo desejo de tornar a Bíblia acessível a todos os falantes de português.

Este foi o legado que recebemos. Que legado vamos deixar às gerações futuras? Como o transmitir, a uma geração tecnológica e secularizada?

Há 200 anos que a Bíblia existe em Português. No 200º aniversário da edição da Bíblia completa de Almeida vamos mobilizar a nossa comunidade local para celebrar o Dia da Bíblia! Vamos:

  • Celebrar…”a maior dádiva, o tesouro mais precioso “, – a Palavra de Deus 
  • Cultivar… a nossa gratidão a Deus e àqueles que deram a sua vida para que tivéssemos acesso à sua Palavra na nossa língua.
  • Renovar… o nosso compromisso com a Palavra, afirmando a sua centralidade nas nossas vidas e na nossa comunidade de crentes, como o veículo de um encontro com Deus e de uma mudança na sociedade.

PROMOVA O DIA DA BÍBLIA! 
Faça aqui o download do cartaz, e veja no verso os recursos que pode utilizar ou convide a Sociedade Bíblica para celebrar esse dia na sua comunidade!

Este conteúdo foi publicado em Domingo 20 outubro 2019

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]
Sociedade Bíblica de Portugal
Rua José Estêvão, 4-B,
1150-202 Lisboa,
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedade-biblica.pt
www.lojadabiblia.pt
A SOCIEDADE BÍBLICA DE PORTUGAL Desde 1809 a operar em Portugal, a sua missão é Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia! Integra as Sociedades Bíblicas Unidas que atuam em mais de 200 países.
Google Playstore

Apple Appstore