Oficina de Leitura-Reaprender a ler a Bíblia e a escutá-la…

No passado mês de maio (2022), a igreja Central de Lisboa (União Portuguesa dos Adventista do Sétimo Dia), recebeu uma equipa da Sociedade Bíblica para realizar umas Oficinas de Leitura. Trata-se de uma iniciativa que oferece formação a quem lê a Bíblia em público e em voz alta – seja em ação litúrgica, educativa ou cultural, e deseja fazê-lo de uma forma que impacte o ouvinte e, o reaproxime do texto bíblico.

Reconhecendo que a Bíblia é uma biblioteca composta por diversos livros, escritos em estilos literários diferentes: cartas, narrativa histórica, poesia, sabedoria, profecia, etc. é, talvez, natural pensar que devem ser lidos e escutados de uma forma que reflita essas mesmas diferenças.

Pois, foi essa a experiência que teve lugar, ao logo de várias sessões na igreja Central de Lisboa. Na primeira, os participantes dispuseram-se a compreender tanto o contexto geral das diferentes literaturas bíblicas, bem como o contexto particular onde cada texto está inserido. Os encontros seguintes foram caracterizados pela aprendizagem de algumas técnicas da leitura em voz alta (dicção, projeção e colocação de voz, etc.), e marcadas pelo entusiasmo que advém da experiência de ler o texto bíblico para que outros o ouçam!

Como disse, Daniel Galaio, um dos participantes destas Oficinas, “Sendo leitor regular da Bíblia há mais de 30 anos, fui surpreendido com o impacto que uma leitura adequada pode ter, naqueles que escutam, estou muito grato pela oportunidade que me foi dada em participar, um obrigado à Sociedade Bíblica!”

Este conteúdo foi publicado em Sexta-feira 3 junho 2022