Ucrânia

Faça o seu donativo aqui,
preenchendo o formulário online

Informação da Sociedade Bíblica da Ucrânia
21 de Março de 2022

Este é 26º dia de guerra aqui, na Ucrânia e, graças a Deus, os nossos funcionários da Sociedade Bíblica estão todos seguros.

A situação continua tensa. Embora haja relatos de que as forças russas abradaram o ritmo, ou até, que se retiraram em algumas áreas, a nova tática é causar dano e pânico à população civil – os bombardeamentos em bairros residenciais e não militares continuaram (incluindo o bombardeamento matinal das fábricas químicas de Sumy, que levou ao aumento dos níveis de  amoníaco no ar), assassinatos de pessoas desarmadas nas ruas, roubos de casas e lojas particulares, corredores humanitários sabotados e, alguns até bombardeados (e até cinco navios cheios de grãos roubados). Estão a usar mísseis hipersónicos que a nossa defesa aérea não consegue detetar. Os ataques aéreos também aumentaram no oeste da Ucrânia, de modo que as pessoas não se sentem seguras em parte nenhuma do país (agora mesmo, ouvimos que um míssil atingiu a cidade de Rivne, ainda não há informações sobre fatalidades /danos).

Um membro da unidade de defesa com um Novo Testamento oferecido pela Sociedade Bíblica.
O Vice Secretário-Geral da Sociedade Bíblica da Ucrânia, Anatoliy Raychynets celebrou com eles um culto e distribuiu Escrituras

As nossas equipas continuam a trabalhar incansavelmente para levar, sempre que possível, apoio prático e espiritual às pessoas necessitadas. No Leste e no Sul, onde a situação é particularmente difícil, as nossas equipas puderam começar a distribuir Escrituras, enquanto as igrejas e os voluntários ministram às pessoas. Nestas zonas está cada vez mais difícil comprar coisas – apenas algumas lojas aceitam cartões de crédito, os bancos/caixas eletrónicas não funcionam e, praticamente não há como obter dinheiro. O combustível também está a começar a escassear (os que têm carros elétricos tentam ajudar os que ficam sem combustível). Felizmente, ainda vão havendo alimentos básicos suficientes.

Como a Sociedade Bíblica continua a presidir ao Conselho de Igrejas e Organizações Religiosas da Ucrânia, Anatoly, o Vice Secretário-Geral e a sua equipa são também responsáveis ​​por todo o trabalho deste órgão. Desde o início da guerra, o Conselho emitiu 17 apelos a vários órgãos internacionais (incluindo ONU, OTAN, Cruz Vermelha; a pedir apoio para os corredores humanitários e troca de prisioneiros de guerra, para fechar o espaço aéreo da Ucrânia etc.), à Igreja Ortodoxa Russa e aos líderes religiosos na Bielorrússia a pedir para não apoiarem a guerra etc. Todo este trabalho está sobre os ombros da Sociedade Bíblica. Recentemente, vários líderes das principais igrejas da Ucrânia ligaram para expressar enorme gratidão e admiração pelo facto de a Sociedade Bíblica permanecer aberta e ativa num momento como este. Mas, como explica Anatoly, ficar em Kiev e manter a Casa da Bíblia aberta, não se trata de heroísmo – mas sim de enviar aos nossos parceiros a mensagem de que estamos juntos, que os apoiamos e que confiamos em Deus.

Muito obrigado pelas vossas orações! Por favor, continuem a orar por paz, pelos líderes políticos, pela proteção de Deus sobre os seus servos, e para que os corações das pessoas estejam abertos à ajuda da mão curadora de Deus!

Veja aqui um vídeo sobre a situação na Ucrânia, amavelmente compilado pela Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e… ore!
(Caso não veja as legendas acione o botão das legendas no radapé do Youtube)

Esperança apesar do medo: a Bíblia para uma Ucrânia angustiada.

Sociedade Bíblica da Ucrânia

Resumo do Projeto

A Ucrânia está a passar por tempos sombrios. O medo, a guerra e a incerteza voltam a assolar um povo, cuja memória de combates, vidas perdidas e deslocados voltou e tem vindo a crescer desde 2014. Apesar de tudo, desde essa altura, tem vindo a ocorrer também uma mobilização espiritual incrível na Ucrânia: as igrejas começaram a jejuar, a orar e a partilhar o Evangelho com a plena confiança de que esta é a única verdade que pode guiar a nação por outro vale de sombra e morte. Desde então, o interesse pela Bíblia disparou sem precedentes: todos os dias, pastores e padres procuram a Sociedade Bíblica a pedir Escrituras gratuitas, para oferecerem aos militares e às suas famílias e à população geral que vive perto de zonas de conflito.

Faça o seu donativo aqui, preenchendo o formulário online

Agora, apesar da guerra, as equipas da Sociedade Bíblica continuam a trabalhar, a fazer chegar ajuda humanitária e Bíblias à população idosa, a orfanatos e em Lviv, na zona ocidental, estão envolvidas com as igrejas e voluntários, a dar apoio espiritual e ajuda física aos milhares de pessoas que chegam do resto do país com o objetivo de atravessar a fronteira: adultos e crianças agradecem muito o cuidado que as igrejas demonstram e recebem as Escrituras com prazer.

Criança Ucrâniana com literatura bíblica

Vamos fazer chegar apoio financeiro à Sociedade Bíblica da Ucrânia para que continue a dar Bíblias e apoio aos militares e às igrejas que estão na linha da frente a levar ajuda e conforto ao povo que resiste na defesa do seu país.

líderes cristãos na ucrânia juntam-
-se para orar, a pedido do presidente Zelenskyy.

Informação da Sociedade Bíblica da Ucrânia
3 de Março de 2022

Uma semana depois do início da guerra e mais de 2.000 mortes a lamentar, estamos gratos ao Senhor por nos ter dado mais um dia.

Ontem, os bombardeamentos foram especialmente pesados em Kharkiv, Kiev e em muitos outros lugares. A nossa equipa em Kharkiv está segura, têm estado em abrigos, o dia todo sob bombardeamentos constantes. Felizmente, a noite passada foi um pouco mais tranquila e conseguiram dormir algumas horas. Este é já o 3º dia sem eletricidade.

Em Kherson, a situação continua muito complicada, pois a cidade ainda está cercada pelas forças inimigas que bombardeiam regularmente as áreas residenciais. As pessoas mantêm-se em casas e abrigos, mas, a falta de provisões em ambas as cidades é muito complicada – por favor, orem para que em breve seja estabelecido um corredor humanitário seguro, para que os habitantes possam receber alimentos e medicamentos.

Estamos gratos ao Senhor por mais um dia.

No entanto, os nossos colegas da zona ocidental, em Lviv, estão ativamente envolvidos, junto com igrejas e voluntários, a dar apoio espiritual e ajuda física a milhares de pessoas que chegam do resto do país: adultos e crianças agradecem muito o cuidado que as igrejas demonstram, e recebem as Escrituras com prazer.

No vídeo mais abaixo, o Secretário-Geral Adjunto da Sociedade Bíblica da Ucrânia, Anatoliy Raychynets envia saudações e conta um pouco sobre a situação atual em Kiev.

Entrega de escrituras em Kiev

Ontem, o tempo de oração, na catedral St Sophia foi muito especial
(foto abaixo).

Tempo de oração, na catedral St. Sophia

Os líderes de quase todas as igrejas e outras organizações religiosas reuniram-se ali. Dos muitos eventos interdenominacionais dos quais Anatoly já participou, este foi o único onde todos oravam usando as suas próprias palavras, sem quaisquer formalidades.interdenominacionais dos quais Anatoly já participou, este foi o único onde todos oravam usando as suas próprias palavras, sem quaisquer formalidades.

Havia uma mistura de sentimentos: os participantes estavam conscientes de que a Catedral poderia ser destruída a qualquer momento e estavam receosos pela sua nação e congregações, mas sentiam-se gratos pela graça e presença de Deus ao longo da semana. O Ministro da Administração Interna também participou no evento (foto com Anatoliy.)

Ministro da Administração Interna com Anatoliy na catedral St. Sophia

No vídeo que se segue, podemos ver a quantidade de jovens que se mobilizou para separar e embalar ajuda humanitária para as pessoas que estão nos abrigos antiaéreos, orfanatos e população idosa. A nossa equipa de Kiev é quem geralmente pega nesses lotes e os entrega em vários lugares da cidade, muitas vezes sob bombardeamentos. Um dos lugares que se vê no vídeo, é onde moram muitos idosos que precisam de ajuda.

Voluntários em Kiev a darem apoio humanitário

Por favor, continue a orar pela Ucrânia! Oremos para que seja concedida zona de exclusão aérea ao país – estão a morrer muitas pessoas inocentes todos os dias, por causa de ataques aéreos cruéis e desumanos, que ocorrem geralmente durante a noite.
https://www.eternitynews.com.au/world/ukrainian-faith-leaders-gather-to-pray-at-president-zelenskyys-request

Este conteúdo foi publicado em Terça-feira 22 março 2022