Sociedade Bíblica de Portugal

Crítica Textual do Novo Testamento: História

A Edição de Erasmo

Erasmo (1469? -1536) foi um dos primeiros a pesquisar o texto grego do Novo Testamento e foi o primeiro a publicar um Novo Testamento em grego. Erasmo usou o novo texto grego para criar uma nova versão do Novo Testamento em latim que seria melhor que a Vulgata.

Mais manuscritos

Erasmo possuía apenas um pequeno número de manuscritos gregos bastante tardios, datando principalmente do século X e XI. Nos séculos posteriores a Erasmo, mais e mais manuscritos do Novo Testamento foram disponibilizados aos estudiosos. Foram localizados muitos manuscritos antigos, especialmente no século XIX..

Codex Sinaiticus

O estudioso alemão Tischendorf (1815-1873) desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da crítica textual do Novo Testamento. Em 1859, Tischendorf encontrou o chamado Codex Sinaiticus no mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai. Naquela época, era o texto completo mais antigo da Bíblia em grego. O Codex Sinaiticus data do século IV dC.

Novas descobertas no século XX

No século XX, foram encontrados muitos fragmentos de papiro contendo o Novo Testamento e grego, os mais antigos datando do século II dC.

Atualmente, não há outro livro antigo cujos manuscritos estejam disponíveis em tão grande número quanto o Novo Testamento.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: