Sociedade Bíblica de Portugal

Antíoco IV

Antíoco IV Epifânio foi rei da Síria no século II aC. A Judéia também debaixo do seu domínio. Saqueou o templo em Jerusalém.

Daniel 7

De acordo com a visão de Daniel 7, a ordem mundial do mal atinge um clímax durante o reinado de um rei excecionalmente mau. Este rei Antíoco IV Epifânio não é apenas mencionado em Daniel 7, mas também em muitas outras visões de Daniel.

Papel no cenário mundial

As visões de Daniel colocam o reinado de Antíoco IV Epifânio num contexto histórico mais amplo. O seu governo é visto como o clímax de uma longa linhagem de potências mundiais (os babilónios, os persas, os gregos), mas o seu governo é estabelecido num cenário internacional. Participa do conflito entre os reis do Egito e os da Síria (particularmente em Daniel 10-11).

Influência na Judéia

Em última análise, são as medidas que Antíoco IV Epifânio adotou na Judéia e em Jerusalém que preocupam Danie. O autor do livro de Daniel resiste ferozmente a essas medidas; ele os vê como uma ameaça à religião judaica.

 

No entanto, o livro de Daniel prevê um tempo mais feliz. No momento, os judeus são oprimidos, mas em breve experimentarão tempos melhores. Devem perseverar. Por quanto tempo? "Por um tempo, tempos e meio tempo", diz a explicação do sonho ( Daniel 7: 25, ARC). Muito preciso, e ao mesmo tempo sem precisão nenhuma.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: