Sociedade Bíblica de Portugal

Acessórios Reais: Coroa

Um dos objetos mais distintivos das roupas de um rei, em muitas culturas, é a sua coroa. Uma coroa reflete o renome e a soberania reais. A colocação de uma coroa na cabeça de alguém ("coroação") sinaliza o início do seu reinado. O aspeto exato desse objeto da realeza no período do Antigo Testamento, no entanto, não pode ser determinado com certeza. Há apenas um relato de coroação no Antigo Testamento: em 2 Reis 11: 12, onde o rei Joás é coroado. No entanto, não nos é dado nenhum detalhe da sua coroa. Ao longo dos séculos, houve provavelmente diferentes tipos de coroas.

Diadema

Uma dessas variações era o diadema. Era uma jóia em ouro usada na cabeça. A banda era normalmente decorada com pedras preciosas e decorada com motivos de flores ou padrões geométricos. As referências a este tipo de coroa podem ser encontradas, por exemplo, em 2 Samuel 1: 10, 2 Samuel 12: 30, Salmo 21: 4, Salmo 132: 18 e Zacarias 9: 16.

Turbante

O “turbante” consistia num pano enrolado na cabeça ( Jó 31: 36). O turbante não era só usado pelos sacerdotes, mas também pelo rei (em vários períodos). Podia colocar-se um diadema por cima do turbante ( Ezequiel 21: 31; também se pode comparar com a cobertura de cabeça do sumo sacerdote em Levítico 8: 9).

Coroa neo-assíria

No império neo-assírio, a elite usava uma cobertura de cabeça alta e achatada, com uma protuberância pontiaguda no meio. É possível que os reis israelitas também tenham usado algo deste género naquele tempo.  O "obelisco negro" é uma fonte arqueológica valiosa para percebermos isso. É uma coluna com um baixo-relevo de cerca de 827 aC. Mostra o rei Jeú prestando homenagem ao rei assírio Salmanasar III. O rei israelita e os seus servos estão a usar uma espécie de chapéu pontiagudo. No entanto, não está claro se a imagem reflete a situação real ou se as roupas dos israelitas foram adaptadas aos costumes assírios.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: