Sociedade Bíblica de Portugal

Acessórios Reais: Anel-Sinete

Os reis e outros em altos cargos no antigo Oriente Próximo usavam um anel-sinete. Este acessório era usado para carimbar documentos oficiais com o selo pessoal do seu emissário.

Selagem de documentos

Um anel-sinete consistia de uma pedra preciosa na qual estava gravada uma figura ou inscrição ( Êxodo 28: 11). A pedra era pressionada contra um material mole, como a cera ou argila. O selo que resiltava deste processo era usado para selar documentos oficiais. Deste modo, o rei conferia a sua autoridade ao conteúdo do documento. Podemos encontrar um exemplo disso em 1 Reis 21: 8, em que a rainha Jezabel escreve cartas em nome do seu marido, o rei Acab, imprimindo-lhes o selo de Acab.

Conferir autoridade real

Um rei podia entregar o seu anel-sinete a alguém como um sinal de que concedia a essa pessoa uma parte do poder real. Deste modo, o faraó deu o seu anel-sinete a José, concedendo-lhe uma posição de poder no reino ( Génesis 41: 42; veja também Ester 3: 10; 1 Macabeus 6: 15 )

O selo cilíndrico

Os anéis-sinete eram geralmente usados ​​na mão direita ( Jeremias 22: 24, compare também Génesis 41: 42 e Ester 3: 10). No entanto, há também textos na Bíblia que mencionam um pequeno selo usado com um cordão à volta do pescoço ( Génesis 38: 18 e Cântico dos Cânticos 8: 6). Provavelmente era um “selo cilíndrico”: uma pequena caixa tubular com uma figura gravada que podia ser impressa em argila fresca. O selo cilíndrico era comum no período anterior ao anel-sinete.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.17.10
Siga-nos em: