Sociedade Bíblica de Portugal

Ornamentos Régios: Vestuário e Joalharia

Não se pode dizer muito sobre as roupas usadas pelos reis israelitas com grandes certezas. Provavelmente usavam uma túnica especial sobre as suas roupas. Quanto a outras figuras proeminentes, as suas roupas eram feitas de materiais caros e decoradas com bainhas ornamentadas.

Roupas da elite

Materiais caros, como púrpura e linho fino, eram importados para a manufatura das roupas do rei e da nobreza. O material era tecido e bordado com esmero. A posição de alguém era especialmente visível através da observação das bainhas das peças de roupa. Quanto mais bela a ornamentação da bainha do manto, maior o seu estatuto social e maior a sua riqueza. As figuras proeminentes gostavam de usar roupas brancas (cf. Eclesiastes 9: 8), mas é provável que as roupas de cores vivas também estivessem na moda.

As vestes caras não eram usadas apenas para vestuário pessoal, mas também como presentes de prestígio ( Génesis 45:22, 1 Samuel 18:4, 1 Reis 10:25 e 2 Reis 5:5).

Túnica real

Por cima das suas roupas exteriores, os reis e profetas usavam uma túnica larga especial (em hebraico aderet). Isto distinguia-os das pessoas "comuns" e era um símbolo do seu estatuto especial. Diz-se que o rei de Nínive usava este tipo de "manto real" ( Jonas 3:6). Uma túnica desse tipo estava entre o espólio que Acã havia roubado, em Josué 7:21.

Pulseira

Entre os acessórios reais podiam encontrar-se uma ou várias pulseiras. É provável que o rei usasse uma pulseira larga e pesada de ouro. Encontramos uma referência a isso em 2 Samuel 1:10, onde a referência é feita em relação ao falecido rei Saul:

“Aproximei-me, então, dele e matei-o, pois bem sabia que, tal como estava, ele não conseguiria resistir por mais tempo. Tirei-lhe a coroa e a bracelete que tinha no braço e trouxe-os para si, meu senhor”. 

Obelisco negro

O facto de termos um conhecimento limitado das roupas régias na antiga Israel é justificado por: em primeiro lugar, poucas referências a tal na Bíblia e, em segundo lugar, por existirem poucas fontes arqueológicas que forneçam muita informação sobre o assunto. Uma das raras representações antigas de um rei israelita é o "obelisco negro", uma coluna que data de cerca de 827 aC, retratando como o rei Jeú, de Israel, e os seus servos prestaram homenagem ao rei assírio Shalmaneser III.

Nesse baixo-relevo, Jeú está vestido com uma roupa exterior de bainha franjada, cingida com um cinto e borlas em cada extremidade. Como roupa de baixo, o rei usa uma túnica de mangas curtas que desce até aos tornozelos. A sua cabeça está adornada com uma espécie de "gorro pontiagudo". Não pode ser afirmado com toda a certeza se essas roupas realmente refletem a moda israelita da época, ou se os autores do baixo-relevo se limitaram a retratar o rei hebreu com roupas assírias.


Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: