Sociedade Bíblica de Portugal

Acessórios Reais: Ceptro

O ceptro era um cajado usado pelos regentes no antigo Oriente Próximo como um sinal de seu poder e autoridade.

Cajado

A palavra hebraica para ceptro (shebet) significa simplesmente "vara" ou "cajado" e também é usada, por exemplo, para o cajado de um pastor ( Salmo 23: 4) e um malho de um agricultor ( Isaías 28: 27). A razão pela qual o ceptro se tornou num símbolo do poder real pode estar relacionada com a função protetora do cajado ( 2 Samuel 23: 21 e Salmo 23: 4) ou ao facto de que o cajado era usado como um meio de punição ( Isaías 10: 24 e Isaías 30: 31).

Antigo Oriente Próximo

Retratos de reis do antigo Oriente Próximo quase sempre mostram o rei com um ceptro na mão. O ceptro era evidentemente também parte das vestes reais de Israel (por exemplo, Génesis 49: 10, Salmo 45: 7, Salmo 110: 2 e Ezequiel 19 : 14). Existem basicamente dois tipos diferentes de ceptro. O primeiro é um ceptro fino, com a cabeça decorada, que chega ao chão. Provavelmente é a isso que se refere Génesis 49: 10 (“o bastão entre os seus pés” ARA). O segundo é um ceptro mais curto, mais na forma de um bastão. Talvez haja exemplos desse tipo em Números 24: 17 e Isaías 14: 5-6, onde o ceptro funciona como uma arma de destruição.

Ester

No livro de Ester, encontramos uma passagem bíblica na qual é mencionado um ceptro. O rei persa Assuero estende o seu ceptro de ouro em direção a Ester como um sinal de que ela ganhou o seu favor ( Ester 5: 2). Ester aproxima-se e toca o topo do ceptro. Isto podia ser um sinal de respeito ou uma indicação de que ela gostaria de falar com o rei. É bem possível que essa história ilustre uma das funções do ceptro real no antigo Oriente Próximo.

Significado figurativo na Bíblia

As referências ao ceptro na Bíblia não significam apenas o objeto físico - frequentemente também têm um significado figurativo. Em Génesis 49: 10, o ceptro é simbólico do governo da casa real de Judá. Outros textos referem-se ao poder violento do ceptro (que "ataca" ou "esmaga"), talvez aludindo a conquistas dos reis ( Números 24: 17 e Isaías 14: 5). O desaparecimento do ceptro ( Zacarias 10: 11) ou a erradicação de quem detém o ceptro ( Amós 1: 5-8) representa a perda da independência do povo.

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: