Sociedade Bíblica de Portugal

Ano Sabático e Ano de Jubileu

O Jubileu era um ano sagrado na época do Antigo Testamento. Lembrava aos israelitas que tanto eles como a terra pertenciam a Deus. Este ano especial tinha lugar a cada 49 anos (sete vezes sete); a cada sétimo ano acontecia o Ano Sabático, e a cada sete ciclos de sete anos sabáticos acontecia o Ano de Jubileu. 

Os Termos Ano Sabático e Ano de Jubileu

O termo “ano sabático” deriva do nome Shabat. No início do sexto ano antes de Cristo, o Shabat era um dia de descanso semanal com um propósito religioso. Este mesmo ciclo de sete resultava no ano sabático, que acontecia a cada sete anos. 

O termo “ano de Jubileu” vem da palavra hebraica yobel, que significa “chrifre (de carneiro)”. O nome refere-se ao início do ano, que era anunciado com um toque estrondoso, usando o chifre de carneiro. O ano de Jubileu tinha início no dia da Expiação.

Regras para o Ano Sabático e para o Ano de Jubileu

Levítico 25 dá instruções para o ano sabático e para o ano de Jubileu. O ano sabático acontecia a cada sétimo ano. Nesse sétimo ano, o solo era deixado em pousio, uma vez que esse ano seria dedicado a Deus. Ninguém podia plantar nem colher. 

Depois de sete destes ciclos de sete anos, havia um ano extra especial: o ano de Jubileu. 

Nesse ano:

  • o solo, tal no ano sabático, tinha de ser deixado em descanso;
  • a terra tinha de voltar à posse da tribo original;
  • as dívidas eram perdoadas;
  • os escravos podiam regressar às suas terras e às suas famílias.

Ano de Jubileu como um Símbolo

Não temos a certeza se o ano de Jubileu era de facto respeitado. Com o tempo, o termo adquiriu uma função simbólica na Bíblia: era visto como um ano de graça e tornou-se num sinal para um tempo de felicidade e paz (Isaías61:2 e Lucas 4:19).

Passagens bíblicas relacionadas

Levítico 25 Isaías 61.2 Lucas 4.19

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: