Sociedade Bíblica de Portugal

Realeza de Deus

No antigo Oriente Próximo, inclusivé no Antigo Testamento, Deus, como outros deuses, era frequentemente concebido como um rei.

Deus como rei na Bíblia

No Antigo Testamento, a realeza de Deus é evidente nos nomes das pessoas: Malquichua (“O SENHOR é rei”) ou Aimeleque (“O rei celestial é meu irmão”).

Os Salmos, em particular, mencionam regularmente Deus como rei. Este rei derrota todos os seus inimigos na terra e no céu. Faz justiça e cuida dos pobres, viúvas e orfãos. Vive no Céu, onde está entronizado nos querubins.

Deus como juiz

Os autores do Antigo Testamento veem Deus não apenas como rei, mas também como o supremo juiz e legislador, posições que são consequentes uma da outra. Deus é frequentemente considerado como um juiz no trono. Um bom exemplo disso pode ser encontrado no Salmo 9: 8

Deus como rei noutras culturas

Noutras culturas do antigo Oriente Próximo a divindade era vista como um rei.

No festival de Ano Novo na Babilónia, comemorava-se a renovação da Criação. Contava-se ou encenava-se então a história da vitória do deus Merodaque sobre o caos. As pessoas comemoravam Merodaque como rei do mundo.

No Egito, havia uma estreita conexão entre o rei terrestre e os deuses. Após a sua morte, o rei egípcio era considerado como um deus. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: