Sociedade Bíblica de Portugal

Testemunha

As testemunhas eram essenciais num processo judicial. Uma condenação só poderia acontecer se houvesse testemunhas suficientes.

Pelo menos duas testemunhas

Num processo judicial, o réu só poderia ser condenado se houvesse pelo menos duas testemunhas do crime. As testemunhas teriam que dizer a verdade. Se uma das testemunhas mentisse, seria punida. Poderia até receber a punição que exigira para o réu. A proibição de dar falso testemunho é uma regra tão importante que constitui um dos Dez Mandamentos.

Sem testemunhas

Podia acontecer que não houvesse testemunhas de um crime. Se o suspeito jurasse que não tinha cometido o crime, a sua declaração teria que ser aceite como verdade. Nesses casos, Deus ou "céu e terra" eram frequentemente chamados a testemunhar e reforçar o juramento.

Convicção de Jesus

Alguém também podia ser condenado pelo seu próprio testemunho. No processo judicial contra Jesus, não pôde ser encontrada uma testemunha adequada de qualquer um dos crimes de que acusaram Jesus. Jesus é então condenado com base no testemunho que ele mesmo deu durante o julgamento, e que foi ouvido por mais de duas pessoas.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: