Sociedade Bíblica de Portugal

Dinheiro no Antigo Oriente Próximo

Na Antiguidade, antes que o dinheiro fosse usado, já havia precursores da moeda.

Precursores de Moedas

No início da Idade do Bronze (3000-2000 aC), surgiu uma moeda padrão no Antigo Oriente Próximo, na forma de pedaços de metal. A prata era mais comumente usada, mas às vezes também se usava ouro ou cobre. Usava-se uma barra ou um anel feitos de prata (era conhecido como lingote) que era cuidadosamente pesado para agir como um padrão de valor. E dessa maneira  se desenvolveu um precursor da moeda.

Em vez dessas barras ou anéis, por vezes eram usadas pequenas pedras redondas. Estas eram também cuidadosamente pesadas, de modo a atuarem como um padrão de valor.

Cada cidade ou estado possuía o seu próprio padrão

Ainda havia muitos problemas com o pagamento, principalmente ao negociar fora da própria região. As cidades e estados geralmente tinham o seu próprio padrão, resultando na necessidade de conversões ou pesagens constantes. É por isso que os persas e os gregos queriam introduzir um padrão universal dentro dos seus impérios na forma de moedas. No entanto, essas primeiras moedas ainda podiam diferir significativamente em peso e qualidade do metal, razão pela qual todas as moedas sempre tiveram de ser pesadas.

As primeiras moedas

As primeiras moedas apareceram por volta de 625 aC em Lídia, no oeste da Ásia Menor. No começo, eram “estampadas” num lado, mas pouco depois passou a fazer-se o mesmo em ambos os lados. Os carimbos indicavam que as moedas tinham um valor fixo e controlado. A cunhagem de moedas era da responsabilidade do rei. 

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.12
Siga-nos em: