Sociedade Bíblica de Portugal

Roubo

O roubo era estritamente proibido pela Bíblia; de facto, a sua proibição faz parte dos dez mandamentos. Havia várias punições diferentes por roubo, dependendo do que tinha sido roubado.

Roubo de animais

Alguém que roubava um boi, tinha de pagar cinco vezes o valor do animal. Uma ovelha ou uma cabra tinham de ser pagas quatro vezes.

Roubo

Se um ladrão era apanhado em flagrante, corria o risco de ser morto pelo dono da casa. Se isso acontecesse à noite, o dono da casa não era acusado de homicídio culposo, mas se acontecesse durante o dia, seria considerado assassinato.

Se o ladrão não fosse morto, teria de reembolsar o proprietário por tudo o que havia levado. Se o ladrão não conseguisse cumprir, era vendido como escravo.

Sequestro 

O sequestrador recebia a pena de morte. Não importava se a vítima tivesse sido vendida ou escravizada pelo sequestrador.

O ladrão como imagem

O ladrão surge como uma imagem em vários textos. A natureza inesperada de um evento é comparada a uma visita inesperada de um ladrão ( 2 Pedro 3: 10). O Filho do Homem, assim como um ladrão, chegará no momento em que ninguém espera ( Lucas 12: 39).

 

Passagens bíblicas relacionadas

Êxodo 22.1 - Êxodo 22.3 Êxodo 21.16

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.10
Siga-nos em: