Sociedade Bíblica de Portugal

Cobrador de Impostos

Um cobrador de impostos, ou publicano, era alguém que cobrava impostos em nome do governo romano. Na época do Novo Testamento, os cobradores de impostos eram menosprezados, porque colaboravam com os romanos. Além disso, pediam frequentemente muito mais dinheiro do que deveriam.

Venda do direito tributário

Numa região romana,eram cobrados muitos tipos diferentes de impostos, inclusive em mercados, fronteiras e pontes. Na Judeia e na Galileia, os direitos tributários eram provavelmente vendidos pela melhor oferta. O mesmo aconteceu com, por exemplo, os direitos de pesca.

A pessoa que cobra o imposto, por sua vez, pode nomear os seus próprios cobradores, que pagam uma certa taxa pela licença para cobrar o imposto. Isto pode explicar a distinção entre os chefes-cobradores de impostos ( Lucas 19: 2) e os cobradores de impostos comuns.

Má imagem

É provável que houvesse um sistema de impostos fixos, mas esse sistema era vulnerável às fraudes. Um cobrador de impostos podia simplesmente adicionar uma taxa extra sobre a taxa padrão. Não é de surpreender, portanto, que os cobradores de impostos não fossem vistos como melhores que assaltantes e ladrões ( Lucas 18: 11).

Para além disso, os cobradores de impostos trabalhavam para os opressores romanos e, por causa do seu trabalho, entravam em contacto com pessoas não-judias com frequência. É por isso que eram associados à impureza. O judeus piedosos, como os fariseus, desprezavam-nos.

 

Seja nosso Parceiro e tenha acesso a +Bíblia:

  • Bíblias de Estudo e artigos
  • Geográfia, história e cultura
  • Línguas originais: hebraico, grego e “Septuaginta”
  • Traduções em PT e noutras línguas

Sociedade Bíblica de Portugalv.4.18.8
Siga-nos em: